Professores e Trabalhadores
Memórias docentes sobre o Curso de História da FAFIN/FFCL (atual UFRN)
Palavras-chave:
História do ensino superior de história, UFRN, Memória, História oral, Trabalho
Resumo
O objetivo deste artigo foi investigar de que maneira um grupo de professores aposentados do Curso de História da Faculdade de Filosofia de Natal (FAFIN), posteriormente chamada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), construiu representações da formação ofertada no Curso e das condições do trabalho docente, no período anterior à incorporação do Curso à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1968. Para isso, foram analisadas entrevistas feitas com os docentes da primeira e segunda gerações, em 2006 e em 2018. Foram mobilizados os conceitos de Trabalho (LEFEBVRE, 2013), Geração (SIRINELLI, 1986), Fonte Oral (PORTELLI, 2016) e Memória (NORA, 1993). Foi utilizada a metodologia de análise de fontes orais. Foi notável a influência nesse processo do objetivo de atender demandas do tempo presente da produção das fontes orais, pela circunstância comemorativa dos momentos (efemérides dos 50 e 60 anos do Curso).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-03-08
Seção
Dossiê: Os mundos do trabalho no Brasil independente
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).