Ensino de História Antiga
Interações culturais nos cultos religiosos em Roma
Palavras-chave:
Ensino de história, História cultural, História antiga, Império Romano, Religiões
Resumo
Este artigo é uma reflexão sobre uma experiência de ensino de História vivida no período de estágio supervisionado do Curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Durante o estágio, realizado em uma turma do Ensino Médio, foi desenvolvida uma atividade de ensino a partir das práticas religiosas existentes em Roma no Período Imperial. Inicialmente, o artigo apresenta uma discussão a respeito da união entre teoria e prática existente no estágio a partir da pesquisa e reflexão teórica. Posteriormente há a caracterização do tema da atividade de ensino realizada com os estudantes. Por fim, há uma discussão sobre a atividade realizada, observando seus fundamentos teóricos e os resultados alcançados pela ação docente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-03-08
Seção
Dossiê Educação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).