As representações do colono em Erechim em Gatos à Paisana (1962) de Gladstone Osório Mársico
Palavras-chave:
Representações, Colono, Gatos à paisana, Gladstone Osório Mársico
Resumo
O artigo analisa as representações do colono no romance, Gatos à Paisana do escritor erechinense Gladstone Osório Mársico (1927-1976). A proposta é analisar as representações da colônia e dos colonos de um município do interior do Rio Grande do Sul em meados do século XX, a partir de Gatos à Paisana publicada em 1962, nela contém reflexões sobre o período (1900-1962), em Erechim, na narrativa nomeado ficticiamente como Boa Vista. O estudo, em termos teóricos metodológicos, dialoga com a História Cultural e situa-se na fronteira entre a Literatura e a História. O cruzamento de fontes inclui revisão bibliográfica, fonte oral e utiliza para a análise o conceito de representações de Roger Chartier.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-03-09
Seção
Artigos Livres
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).