Vivas e louvores à ditadura
A elite política e a construção de representações legitimadoras do regime militar em Campo Maior-PI (1964-1978)
Palavras-chave:
Ditadura civil-militar, Representações, Campo Maior-PI
Resumo
O presente artigo objetiva analisar as representações construídas por membros da elite política campomaiorense acerca da ditadura civil-militar de modo a legitimar esse regime perante a sociedade local. Percebemos que houve uma rápida adesão da elite política de Campo MaiorPI logo após a deflagração do golpe de 1964 que derrubou o presidente João Goulart e o regime democrático então vivido no país. Consideramos que tal apoio se deu devido à cultura política campomaiorense e problematizaremos essa questão à luz das contribuições teóricas de Bernstein (1997) e Motta (2009). Neste estudo, utilizaremos principalmente fontes produzidas pelo governo campomaiorense (1964-1978), analisando-as a partir da historiografia existente acerca do período estudado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-03-11
Edição
Seção
Artigos Livres
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).