Perspectiva comparada dos processos de transição para a democracia e disputas pela memória das ditaduras entre Brasil e Argentina
Palavras-chave:
Processos de transição, Disputas de memória, Ditaduras civis-militares
Resumo
O presente artigo, através de uma revisão da bibliografia recente sobre o tema, revisita os processos de transição para a democracia no Brasil e na Argentina. Identifica-se, através de uma perspectiva comparada, as similaridades e diferenças em ambos os processos, especificamente às temáticas relacionadas às disputas de memória. Para compreender tais embates, utiliza-se a conceituação de Estrutura de Sentido da socióloga argentina Malena Silveyra, e as recentesproduções do historiador brasileiro, Marcos Napolitano. Ao final entende-se que, apesar de inconcluso, o processo de transição argentino representou grandes avanços jurídicos, sociais e políticos ao ser comparado com o brasileiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-03-12
Edição
Seção
Artigos Livres
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).