O potencial do método histórico-comparativo para o estudo das ditaduras e da Justiça de Transição no Cone-Sul

  • Tamara Claudia Coimbra Pastro
Palavras-chave: Método histórico-comparativo, Ditaduras, Justiça de transição, Cone Sul

Resumo

Nos últimos anos, vários estudos foram feitos a partir de diferentes perspectivas para o entendimento tanto das ditaduras civis-militares do Cone Sul quanto da Justiça de Transição que permeou o processo de redemocratização de países como Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. As análises heterogêneas são originadas de campos como o Direito, a História, as Ciências Sociais, entre outros. O presente artigo, por sua vez, pretende apontar as principais características e o potencial do método histórico-comparativo para novas possibilidades interpretativas dos fenômenos ditatoriais e transicionais a partir da perspectiva que os processos possuem diversos elementos em comum e ao compreendê-los de forma comparada é possível estabelecer novos marcos teóricos para as especificidades dos casos sul-americanos.

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Publicado
2024-03-12