As imagens da ditadura civil-militar brasileira
Um olhar sobre a propaganda oficial nos cinejornais da Agência Nacional (1964-1979)
Palavras-chave:
Ditadura civil-militar, Agência nacional, Cinejornais, Propaganda política, Otimismo
Resumo
A ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) investiu intensamente em instituições responsáveis pela produção de sua autoimagem oficial. A sistematização da propaganda por meio de veículos de comunicação colaborou com a produção de representações otimistas sobre o regime ditatorial. Nesse sentido, a Agência Nacional atuou como o principal órgão de informação do governo. Esse artigo, que compõe uma breve síntese da pesquisa realizada no mestrado, tem como objetivo central analisar a representação oficial da ditadura nos cinejornais da Agência Nacional, produzidos entre 1964-1979. Buscamos identificar os meandros do discurso político e da visualidade que compôs essas mídias. Silenciando questões polêmicas ao Estado ditatorial, elaboraram-se representações alinhadas ao projeto autoritário, sobretudo, exaltando o projeto desenvolvimentista.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-03-12
Edição
Seção
Artigos Livres
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).