“Todos os domingos eles se encontravam, toda a ‘portuguesada'"
Práticas culturais e sociabilidades de imigrantes portugueses em Caxias do Sul/RS (1910-1950)
Palavras-chave:
Caxias do Sul, Imigração portuguesa, Sociabilidades, Memória
Resumo
Este artigo visa identificar do que se constituem as camadas de memória deixadas pela imigração portuguesa em Caxias do Sul/RS entre as décadas de 1910 a 1950. Problematiza-se que há uma narrativa consolidada na cidade que parte do ponto de vista dos imigrantes italianos e seus descendentes, sem dar muita atenção para os demais grupos que participaram na formação da cidade. A presença portuguesa é evidenciada neste artigo através de jornais e entrevistas, com vistas a mapear práticas culturais e sociabilidades do grupo. Considera-se que a memória tem uma função decisiva na existência e interfere nas representações no presente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-03-12
Edição
Seção
Artigos Livres
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).