O horror e a cultura da mídia

O gênero e a construção da cultura da modernidade

  • Gilson Moura Henrique Junior Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Horror, Cultura da mídia, Literatura popular, Quadrinhos, Cinema

Resumo

As publicações de Horror são parte dos processos de transformação social que se deram entre os séculos XVIII e XIX e suas produções representavam medos sociais cuja recepção fez possível surgir um mercado consumidor robusto que gerou uma série de caminhos que até hoje se fazem presentes nas produções do gênero. As penny dreadfuls foram publicações de baixo custo e voltadas para o consumo pelos trabalhadores, classes médias, adolescentes e jovens estudantes da Inglaterra vitoriana, suas trajetórias e as perseguições que sofreram impactaram e legaram ao futuro uma linha de produção de revistas de contos, literatura barata e quadrinhos que influenciaram filmes de Horror no século XX e a própria constituição de uma cultura da mídia baseada no gênero e em seu estatuto artístico. Abordar parte desta trajetória é fundamental pro entendimento do Horror na fundação desta cultura.

Biografia do Autor

Gilson Moura Henrique Junior, Universidade Federal de Pelotas
Doutorando em História pelo PPGH-UFPEL, carioca, 49 anos, pesquisa a representação da classe trabalhadora na cinematografia de horror dos Estados Unidos entre 1968 e 2020 com foco na análise de conteúdo da filmografia dos diretores George Romero, John Carpenter e Jordan Peele.

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Publicado
2024-10-29
Seção
Anais do VI Encontro Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Univer