Influências teóricas e experiências práticas na obra de Cristiano Mascaro
Um estudo comparativo
Palavras-chave:
Mascaro, Fotografia, Arquitetura
Resumo
O presente artigo propõe identificar algumas influências teóricas e práticas presentes na obra do fotógrafo Cristiano Mascaro. No campo das experiências práticas, o trabalho evidencia a trajetória do fotógrafo durante o período de atuação no fotojornalismo na revista Veja e Leia, assim como as marcas desse período em sua produção posterior. No que tange às influências teóricas, será desenvolvida uma análise comparativa entre as fotografias de Mascaro, Robert Frank, George Everard Kidder Smith e Henri Cartier-Bresson.Referências
ALVES, Rafael Freires; CONTANI, Miguel Luiz. O “Instante Decisivo”: uma estética anárquica para o olhar contemporâneo. Discursos Fotográficos, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 127–144, 2008. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1509. Acesso em: 15 dez. 2023.
CAMPOS, Luís Fernando Oliveira. As fotografias de Cristiano Mascaro nas páginas da revista Veja (1968-1970). Monografia (Bacharelado em História) - Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas. Rio Grande do Sul, p. 11-30. 2022.
CHAVES, Tatiana da Silva. A percepção urbana como produtora do conhecimento. Revista da Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba, v.5 p. 6-8, jun. 2007. Disponível em: https://feata.edu.br/downloads/revistas/avessodoavesso/v5_artigo02_percepcao.pdf. Acesso em: 12 out. 2023
FRANK, Robert. The Americans. Nova York: Grove Press, 1959.
FUÃO, Fernando Freitas. Fotografia e arquitetura. PIXO, revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade, v. 2, n. 4, p. 21, 2018. Texto publicado originalmente no blog. 22 de outubro de 2012. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/472. Acesso em: 10 nov. 2023
MASCARO, Cristiano. Desfeito e refeito (Coleção educação do olhar: fotografia). São Paulo: BEĨ Comunicação, 2007.
MASCARO, Cristiano Alckmin (@cristianomascaro.acervo). 2023. “Carregadores de sacos de farinha: Bairro do Brás São Paulo - 1977” Instagram, 11 de dezembro de 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C0u2Uvvp_Gs/. Acesso: 13 out. 2023.
NEIVA, Eduardo. Imagem, história e semiótica. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 11-29, 1993. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5270. Acesso em: 15 dez. 2023.
PEREIRA, Thiago Braga. Por uma estética do instante: um olhar filosófico sobre a obra de Henri Cartier-Bresson. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
POSSAMAI, Zita Rosane. Fotografia e cidade. ArtCultura, [S. l.], v. 10, n. 16, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1497. Acesso em: 17 dez. 2023.
RODELLA, Cibele Abdo. A intencionalidade da imagem fotográfica poética e da imagem fotográfica no jornalismo. In: Encontro Nacional de Estudos da Imagem, II, Londrina, 2009, p. 1047-1050. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais/trabalhos/pdf/Rodella_Cibele%20Abdo.pdf. Acesso em 30 dez. 2023.
SILVA, Anderson Lopes; MARTINS, Camilla; DAGUER, Raissa Silva. A fotografia de Robert Frank na busca identitária do "American way of life": a captura do "diferente" por um olhar estrangeiro. Iluminuras, Porto Alegre, v. 15, n. 35, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/49354. Acesso em: 10 dez. 2023.
SILVA, Tatiana de Fátima da. Corpo e cidade: as narrativas urbanas como produção do lugar. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
SILVA, Wagner Souza e; MAZZILLI, Bruna Sanjar. O fotolivro no ambiente tecnoimagético: considerações sobre a dimensão crítica da fotografia a partir de The Americans, de Robert Frank. Intexto, Porto Alegre, n. 52, jan./dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583202152.94350. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/94350. Acesso em: 13 dez. 2023.
VICENTE, Tania Aparecida de Souza. Metodologia da análise de imagens. Revista Contracampo, Niterói, 2000. Disponível em: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17306. Acesso em: 15 dez. 2023.
CAMPOS, Luís Fernando Oliveira. As fotografias de Cristiano Mascaro nas páginas da revista Veja (1968-1970). Monografia (Bacharelado em História) - Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas. Rio Grande do Sul, p. 11-30. 2022.
CHAVES, Tatiana da Silva. A percepção urbana como produtora do conhecimento. Revista da Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba, v.5 p. 6-8, jun. 2007. Disponível em: https://feata.edu.br/downloads/revistas/avessodoavesso/v5_artigo02_percepcao.pdf. Acesso em: 12 out. 2023
FRANK, Robert. The Americans. Nova York: Grove Press, 1959.
FUÃO, Fernando Freitas. Fotografia e arquitetura. PIXO, revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade, v. 2, n. 4, p. 21, 2018. Texto publicado originalmente no blog
MASCARO, Cristiano. Desfeito e refeito (Coleção educação do olhar: fotografia). São Paulo: BEĨ Comunicação, 2007.
MASCARO, Cristiano Alckmin (@cristianomascaro.acervo). 2023. “Carregadores de sacos de farinha: Bairro do Brás São Paulo - 1977” Instagram, 11 de dezembro de 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C0u2Uvvp_Gs/. Acesso: 13 out. 2023.
NEIVA, Eduardo. Imagem, história e semiótica. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 11-29, 1993. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5270. Acesso em: 15 dez. 2023.
PEREIRA, Thiago Braga. Por uma estética do instante: um olhar filosófico sobre a obra de Henri Cartier-Bresson. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
POSSAMAI, Zita Rosane. Fotografia e cidade. ArtCultura, [S. l.], v. 10, n. 16, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1497. Acesso em: 17 dez. 2023.
RODELLA, Cibele Abdo. A intencionalidade da imagem fotográfica poética e da imagem fotográfica no jornalismo. In: Encontro Nacional de Estudos da Imagem, II, Londrina, 2009, p. 1047-1050. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais/trabalhos/pdf/Rodella_Cibele%20Abdo.pdf. Acesso em 30 dez. 2023.
SILVA, Anderson Lopes; MARTINS, Camilla; DAGUER, Raissa Silva. A fotografia de Robert Frank na busca identitária do "American way of life": a captura do "diferente" por um olhar estrangeiro. Iluminuras, Porto Alegre, v. 15, n. 35, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/49354. Acesso em: 10 dez. 2023.
SILVA, Tatiana de Fátima da. Corpo e cidade: as narrativas urbanas como produção do lugar. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
SILVA, Wagner Souza e; MAZZILLI, Bruna Sanjar. O fotolivro no ambiente tecnoimagético: considerações sobre a dimensão crítica da fotografia a partir de The Americans, de Robert Frank. Intexto, Porto Alegre, n. 52, jan./dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583202152.94350. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/94350. Acesso em: 13 dez. 2023.
VICENTE, Tania Aparecida de Souza. Metodologia da análise de imagens. Revista Contracampo, Niterói, 2000. Disponível em: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17306. Acesso em: 15 dez. 2023.
Publicado
2024-10-29
Seção
Anais do VI Encontro Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Univer
Copyright (c) 2024 Luís Fernando Oliveira Campos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).