Os Orientalismos Presentes nos Ballets La Révolte Au Sérail (1833) e Raymonda (1889)

  • Lóren Cantiliano Ximendes Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Ballet, Orientalismo, Século XIX, Marius Petipa, Filippo Taglione

Resumo

No século XIX, o ballet passou a ser influenciado pelos ideais do Romantismo, entre as muitas características desse estilo o presente trabalho irá destacar a incorporação de temáticas “exóticas” que visavam representar o oriente, fazendo isso, quase sempre de maneira estereotipada, baseada nos ideais e padrões europeus que entendiam o oriente e os orientais como os “outros”. Ao tentarem marcar as diferenças entre “eles” (europeus) e os “outros” (árabes, mulçumanos, ciganos, chineses, etc), os coreógrafos, músicos, figurinistas e maquiadores fizeram uso de características generalizantes e que estereotipavam negativamente o comportamento de diversos povos do oriente. São alguns exemplos de ballet que possuem orientalismos em seus roteiros: Paquita (1846), Le Corsaire (1886), Yedda (1879), além desses, há também La Révolte Au Sérail (1833) e Raymonda (1889), sendo esses dois ballets o foco principal de análise do presente trabalho.

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Biografia do Autor

Lóren Cantiliano Ximendes, Universidade Federal de Pelotas
Graduanda em História - Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

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Publicado
2024-10-29
Seção
Anais do VI Encontro Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Univer