Pode o ensino de História falar em colonialismo digital?

  • Natiele Gonçalves Mesquita Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Colonialismo digital, Consciência histórica, Ensino de história

Resumo

Este trabalho pretende articular discussões iniciais da pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em História a respeito de colonialismo digital, História do Tempo Presente, Nova História Política, consciência histórica e ensino de História. Iremos delinear o trajeto da situação-problema de uso desregulado da Internet e redes sociais e possíveis implicações destas para as formulações da consciência histórica de estudantes do Ensino Fundamental. Este texto possui um caráter ensaístico e é fruto de formulações que partem da prática do ensino de História e relacionamento de ensino-aprendizagem com jovens na idade de 10 a 16 anos, que estudam entre o 6º e 9º anos.

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Biografia do Autor

Natiele Gonçalves Mesquita, Universidade Federal de Pelotas
Graduada em História pela Universidade Federal de Pelotas, Mestra em História pela Universidade Federal do Rio Grande, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas. Leciona História no Ensino Fundamental nas redes Municipal e Estadual de Pelotas/Rio Grande do Sul.

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Publicado
2024-10-29
Seção
Anais do VI Encontro Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Univer