Uma Escultora Negra ao Sul do Brasil
Uma Análise de ‘Mãe preta amamentando menino branco’ (1988) de Judith Bacci
Palavras-chave:
Arte Afro-Brasileira, História, Judith Bacci, Pelotas
Resumo
O presente trabalho visa abordar um recorte da trajetória da artista pelotense Judith Bacci, a partir de uma análise de sua obra ‘Mãe Preta Amamentando Menino Branco’ de 1988, presente no acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG). A obra de Judith Bacci reflete as complexas relações sociais da época, com raízes no Brasil colonial, lançando uma crítica social ao ambiente em que a artista viveu enquanto mulher negra. Destacamos o impacto contínuo da obra de Bacci, exemplificado pela inclusão de suas produções em exposições contemporâneas dedicadas a artistas negros do Brasil. Isso ilustra a relevância duradoura da artista e sua capacidade de gerar discussões sobre a representatividade de artistas negras, bem como suscitando reflexões sobre questões raciais que permeiam a sociedade brasileira.Referências
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Publicado
2024-10-29
Seção
Anais do VI Encontro Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Univer
Copyright (c) 2024 Guilherme Susin Sirtoli, Carolina Fogaça Tenotti
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