Uma Escultora Negra ao Sul do Brasil

Uma Análise de ‘Mãe preta amamentando menino branco’ (1988) de Judith Bacci

  • Guilherme Susin Sirtoli Universidade Federal de Pelotas
  • Carolina Fogaça Tenotti Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Arte Afro-Brasileira, História, Judith Bacci, Pelotas

Resumo

O presente trabalho visa abordar um recorte da trajetória da artista pelotense Judith Bacci, a partir de uma análise de sua obra ‘Mãe Preta Amamentando Menino Branco’ de 1988, presente no acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG). A obra de Judith Bacci reflete as complexas relações sociais da época, com raízes no Brasil colonial, lançando uma crítica social ao ambiente em que a artista viveu enquanto mulher negra. Destacamos o impacto contínuo da obra de Bacci, exemplificado pela inclusão de suas produções em exposições contemporâneas dedicadas a artistas negros do Brasil. Isso ilustra a relevância duradoura da artista e sua capacidade de gerar discussões sobre a representatividade de artistas negras, bem como suscitando reflexões sobre questões raciais que permeiam a sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Guilherme Susin Sirtoli, Universidade Federal de Pelotas
Doutorando em História (PPGH/UFPel). Bolsista CNPq. Mestre em Artes Visuais (UFPel). Graduando em Museologia (ICH/UFPel). Especialista em Artes e Licenciado em Artes Visuais pela mesma instituição. guisusinsirtoli@gmail.com
Carolina Fogaça Tenotti, Universidade Federal de Pelotas
Graduanda em Museologia (ICH/UFPel). Mestre em Artes Visuais e Bacharel em Artes Visuais pela UFPel. c.fogacatenotti@gmail.com

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Publicado
2024-10-29
Seção
Anais do VI Encontro Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Univer