Guerra do Paraguai

efemérides do centenário do conflito em Santa Maria

  • Beatriz Barbosa Bender Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Guerra do Paraguai, Centenário, Efemérides, Memória, Esquecimento

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo expor reflexões iniciais acerca da dissertação que está em processo de construção no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria. Esta dissertação visa compreender a percepção, apropriação e uso da História por meio da análise das efemérides no centenário da Guerra do Paraguai em Santa Maria, cidade de importância nacional para as Forças Armadas. A Guerra do Paraguai (1864-1870) foi um evento histórico significativo para os países envolvidos e alvo de intensas revisões historiográficas ao longo dos séculos subsequentes ao conflito. Seu centenário abrange os anos de 1964 a 1970, período de tensões políticas e sociais no Brasil, marcado pela Ditadura Civil-Militar. A partir das fontes consultadas até o momento, percebe-se uma tentativa institucional de esquecimento do conflito, expressa pelo esforço em não comemorar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Barbosa Bender, Universidade Federal de Santa Maria
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria, bolsista CAPES/DS.

Referências

ALAMBERT JUNIOR, Francisco Cabral. Civilização e barbárie, história e cultura: representações culturais e projeções da "Guerra do Paraguai" nas crises do Segundo Reinado e da Primeira República. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
ANTUNES, Marcos Pereira. Uma Batalha simbólica: memória da retirada da Laguna no contexto de profissionalização do Exército Brasileiro: (1906-1930). Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em História, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2007.
BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. O expansionismo brasileiro: o papel do Brasil na Bacia do Prata - da colonização ao Império. Rio de Janeiro: Philobiblion, 1985.
BRASIL, Eric; NASCIMENTO, Leonardo Fernandes. História digital: reflexões a partir da hemeroteca digital brasileira e do uso de caqdas na reelaboração da pesquisa histórica. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 33, n. 69, p. 196-219, 2020.
CERQUEIRA, Dionísio. Reminiscências da campanha do Paraguai, 1865-1870. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1980.
CHIAVENATTO, Julio José. Genocídio Americano: a Guerra do Paraguai. São Paulo: Editora Brasiliense, 1979.
DORATIOTO, Francisco. Guerra do Paraguai; 2° visão. São Paulo: Brasiliense, 1991. 83 p.
DORATIOTO, Francisco. História e Ideologia: a produção brasileira sobre a Guerra do Paraguai. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, [S.I], v. 00, n. 00, p. 49012, 13 jan. 2009.
DORATIOTO, Francisco. Maldita Guerra: nova história da Guerra do Paraguai. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
FRAGOSO, Augusto Tasso. História da Guerra entre a Tríplice Aliança e o Paraguai. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1960.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado – presente. Rio de Janeiro: Contraponto – Museu de Arte do Rio, 2014.
LEMOS, Renato Luís do Couto Neto e. Benjamin Constant: vida e história. São Paulo: Topbooks, 1999.
LUCA, Tania Regina. Fontes impressas: História dos e nos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2006, p. 111-153.
O’LEARY, Juan Emiliano. El libro de los héroes: páginas históricas de la Guerra del Paraguay. Asunción: Librería Mundial, 1922.
O’LEARY, Juan Emiliano. El mariscal Solano López. 2. ed. Madri: Imprenta de Félix Molinos, 1925.
OLIVEIRA, Rodrigo Perez. As armas e as letras: a Guerra do Paraguai na memória oficial do exército brasileiro (1881-1901). Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
POMER, León. La Guerra del Paraguai: gran negocio! Buenos Aires: Caldén, 1968.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed. da Unicamp, 2007.
RODRIGUES, Marcelo Santos. Guerra do Paraguai: os caminhos da memória entre a comemoração e o esquecimento. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
SALLES, Ricardo. Guerra do Paraguai: escravidão e cidadania na formação do Exército. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
SILVEIRA, Mauro César. Solano López na mira da imprensa ilustrada da corte: a caricatura como arma na Guerra contra o Paraguai. 1996. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.
SOUZA, Ana Beatriz Ramos de. Mártires da véspera: a construção da memória sobre a Guerra da Tríplice Aliança (1870-1945). Tese (Doutorado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
SQUINELO, Ana Paula. A Guerra do Paraguai, essa desconhecida... ensino, memória e história de um conflito secular. Campo Grande: UCDB, 2002.
TAUNAY, Alfredo D'Escragnolle. A retirada da Laguna. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. Tradução e organização Sergio Medeiros.
YEGROS, Ricardo Scavone; BREZZO, Liliana. História das Relações Internacionais do Paraguai. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2013.
Publicado
2024-10-29
Seção
Anais do VI Encontro Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Univer