Reivindicações por terras indígenas a partir do passado no jornal Porantim
década de 1980
Palavras-chave:
Povos Indígenas, Demarcações, Porantim
Resumo
No contexto de abertura política da ditadura civil-militar brasileira, o debate pelos direitos dos povos indígenas foi intenso. Algumas mídias, como o jornal Porantim, acompanharam essas articulações e publicaram diversas matérias que traziam uma variedade de discussões. Entre os destaques, estavam as disputas por terra, tema presente durante toda a década de 1980. Para esta escrita, nosso objetivo é analisar um aspecto em comum observado nestas publicações: o uso do passado como uma forma de legitimar o direito ao território. De maneira geral, argumentamos que os materiais veiculados pelo jornal foram muito efetivos em colocar essa questão em seus escritos, apresentando grande diversidade de usos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-12-17
Seção
Dossiê Povos indígenas e história: sujeitos, saberes e temporalidades
Copyright (c) 2024 Laura Oeste
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).