Concessões de sesmarias e Agência Indígena
a região “no pé da Serra do Pitavary” na colonização do Ceará (1683-1722)
Palavras-chave:
Povos Indígenas, Sesmarias, Capitania do Siará Grande, Pitaguary
Resumo
Os povos originários exerceram diversas formas de agência durante a ocupação dos europeus nas Américas, apesar de muitas vezes serem apresentados como sujeitos passivos da sociedade colonial. Esta pesquisa analisa a participação de indígenas nas concessões de sesmarias na região ao pé da “Serra do Pitavary”, durante a ocupação da Capitania do Siará Grande. Foram levantadas sesmarias entre os anos de 1683 e 1722, as quais foram observadas a partir da literatura jurídica e da “Nova História Indígena”. Os registros mostram que indígenas aldeados solicitaram terras a partir de vínculos criados com outras figuras da colonização e da necessidade de subsistência. Os resultados apontam que aqueles sujeitos não se limitaram à subordinação ao regime tutelar da ordem colonial, mas se apropriaram desse regime em seus discursos para resguardar direitos e interesses vinculados à proteção da terra.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-12-17
Seção
Dossiê Povos indígenas e história: sujeitos, saberes e temporalidades
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).