O ensino de História indígena do Amapá colonial

propostas para aulas problematizadoras

  • Bruno Rafael Machado Nascimento Centro Universitário Internacional UNINTER
Palavras-chave: Ensino de História, Indígenas, Amapá, Referencial Curricular Amapaense

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o referencial curricular amapaense (RCA) dos anos finais do ensino fundamental em relação à História indígena do Amapá, bem como, propor uma metodologia de como os professores podem utilizar fontes do período colonial para tornar as aulas de História significativas. Identificou-se que o RCA obliterou as Histórias indígenas e que esta quase ausência pode afetar as aprendizagens dos estudantes, não obstante, é possível subverter a “norma” e inserir os povos indígenas na prática docente.

Publicado
2024-12-17
Como Citar
Machado Nascimento, B. R. (2024). O ensino de História indígena do Amapá colonial: propostas para aulas problematizadoras. Revista Discente Ofícios De Clio, 9(16), 195-212. https://doi.org/10.15210/clio.v9i16.28328
Seção
Dossiê Povos indígenas e história: sujeitos, saberes e temporalidades