Movimento Indígena no Brasil e no México
formas de Mobilização e Organização Interna
Palavras-chave:
Movimento Indígena, Associação dos Povos Indígenas do Brasil, Congresso Nacional Indígena
Resumo
A América Latina é um continente pluriétnico, marcado por uma grande diversidade cultural, porém unificado pela opressão e exploração impostas pelo capitalismo, racismo estrutural, colonialidade e pelo Estado burguês moderno. Este texto busca compreender as formas de organização do movimento indígena no Brasil e no México, com foco na Associação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB, fundada em 2005) e no Congresso Nacional Indígena (CNI, criado em 1996). O trabalho visa analisar as estratégias de mobilização indígena no contexto republicano, que estimula os movimentos sociais a se adequarem às estruturas institucionais. Assim, procura-se identificar as dinâmicas entre ações que ocorrem tanto dentro quanto fora da lógica colonial e capitalista, em defesa das pautas comunitárias indígenas. A análise se baseia em documentos, programas políticos e memórias dessas organizações, disponíveis online. O texto aborda a emergência do movimento indígena durante a ditadura militar no Brasil e a fundação da APIB, bem como a criação do CNI e as lutas indígenas nos anos 1990 no México em meio a difusão das políticas neoliberais, além de destacar as conexões entre esses dois movimentos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-12-17
Seção
Dossiê Povos indígenas e história: sujeitos, saberes e temporalidades
Copyright (c) 2024 Amanda de Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).