Do saber acadêmico ao saber escolar

a construção de uma fanzine para uso pedagógico em tempos de negacionismo histórico

  • Laura Pereira Marques Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Eduarda Finger Universidade Federal de Santa Maria
  • Yasmin Favaron Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Ensino de História, Negacionismo, Fanzine, Material Didático

Resumo

O presente trabalho discorre acerca da construção de uma fanzine para utilização como material didático para o ensino de história, com objetivo de ser uma ferramenta no combate ao negacionismo histórico. A proposta aborda a temática dos sistemas econômicos que estiveram em confronto durante a segunda metade do século XX (comunismo e capitalismo). A fanzine foi construída a partir das obras dos teóricos Karl Marx e Friedrich Engels, bem como da obra de Afrânio Mendes Catani. O "saber acadêmico" produzido pelos autores, passou pelo processo de didatização afim de torná-lo um "saber escolar", orientado e fundamentado teoricamente pelo trabalho de Ana Maria Monteiro (2009), bem como pela pelas concepções de aprendizagens em História de Circe Maria Fernandes Bittencourt (2005).
Publicado
2024-12-17