Tecnologias digitais aplicadas ao ensino de História

a plataforma Google Arts & Culture como recurso didático

  • Rhulio Rodd Neves de Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
  • Ricael Spirandeli Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
Palavras-chave: Ensino de História, Google Arts & Culture, Tecnologias digitais

Resumo

Este artigo tem o objetivo de abordar sobre a utilização da plataforma Google Arts & Culture como recurso didático no ensino de História, ao realizar uma breve contextualização sobre o desenvolvimento de tecnologias digitais e como esse recurso passou a ser usufruído na educação. Além disso, expõe, em seguida, um descritivo sobre a plataforma, utilizando-se de duas exposições virtuais disponíveis em seu acervo, e apresenta seu potencial didático em uma aula de História sobre o barroco mineiro. O percurso metodológico partiu de uma pesquisa bibliográfica a respeito da história do ensino de História e da utilização de tecnologias digitais aplicadas à educação, de natureza qualitativa, com viés exploratório. Os resultados apontaram que o tema do barroco não possui certo destaque entre os temas presentes na BNCC, mas que este se conecta com outros temas mais abrangentes do currículo de História do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-12-17