A Campanha da Mulher pela Democracia (Camde) durante o governo João Goulart (1961-1964)
Palavras-chave:
Camde, Jornal O Globo, Conservadorismo, Sociedade Civil
Resumo
O presente artigo realiza um estudo da participação e dos discursos de uma das principais associações cívicas femininas no contexto do governo João Goulart: a Campanha da Mulher pela Democracia (Camde). Inicialmente, objetiva-se elencar alguns dos personagens da sociedade civil daquele período que fizeram oposição ativa a Jango, passando posteriormente a fundação da Camde no auditório do jornal do O Globo, no Rio de Janeiro. Para finalizar, utiliza-se o histórico da associação e o próprio jornal O Globo para se analisar, através do método de Análise de Conteúdo, as manifestações das mulheres da Camde. As associadas usavam de conceitos como religiosidade, família e valores identificados ao conservadorismo para se posicionarem e defenderem a manutenção do status quo naquela sociedade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-12-17
Seção
Artigos Livres
Copyright (c) 2024 Eric Patrick Silva de Faria Rocha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).