Melhoramentos nos Subúrbios
produção do espaço suburbano carioca nas revistas ilustradas (1902-1922)
Palavras-chave:
Rio de Janeiro, Subúrbio, Modernidade, Imprensa, Belle époque
Resumo
O subúrbio do Rio de Janeiro atravessou diversas transformações materiais nas duas primeiras décadas do século XX, em decorrência das reformas urbanas levadas adiante pelas sucessivas administrações federais e municipais. Utilizando as revistas ilustradas como fontes de análise para observar como eram representados os processos de urbanização nos bairros suburbanos da cidade, buscamos entender os impactos da modernização dos espaços suburbanos através dos ideais de progresso vigentes. Diante da perspectiva de uma belle époque suburbana, o presente artigo traz observações sobre as influências da modernidade em outras áreas da então capital federal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-12-17
Seção
Artigos Livres
Copyright (c) 2024 Vitor de Almeida
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).