Espaço Social e Negritude
o Clube Doze de Outubro entre Memória e Representatividade em Palmeira das Missões, RS (1940–2000)
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a dinâmica da representatividade da população negra no município de Palmeira das Missões (RS), por meio do Clube Social Doze de Outubro, e propor a inserção de sua história no material didático municipal como ferramenta para uma educação antirracista, alinhada à efetivação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Significar cientificamente as movimentações dos sujeitos históricos negros consiste em aproximar a realidade, rompendo o discurso reducionista da trajetória da população negra ao período de escravidão. Toma-se por base a reflexão em torno do acervo fotográfico e da memória dos indivíduos migrantes da Colônia Chupim, formadores e frequentadores da associação, entre 1940 até o término de suas atividades no ano 2000. Em que o método de abordagem de dispositivo de análise a racialização.
Copyright (c) 2025 Ricardo Aguirre de Moraes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).