“O silêncio dá graça as mulheres”
religião, poder e memória entre as mulheres da Grécia Antiga
Resumo
Este artigo analisa a participação das mulheres na religiosidade da Grécia Antiga e os processos historiográficos que contribuíram para sua invisibilização. A partir de fontes primárias e da historiografia crítica, pretende-se discutir como os cultos religiosos ofereceram às mulheres espaços legítimos de atuação simbólica, mesmo em uma sociedade marcada pela exclusão feminina na política. Ao problematizar os silêncios e as escolhas da narrativa histórica tradicional, o estudo recorre a autores como Joan Scott, Nicole Loraux, Michel-Rolph Trouillot, Paul Veyne e Peter Burke para refletir sobre os usos do passado e os critérios que definem o que é considerado digno de memória. Recuperar essas experiências é, portanto, um gesto de crítica historiográfica e de reivindicação da memória coletiva.
Copyright (c) 2025 Missilônia Mirele de Oliveira Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).