Prolegômenos aos Usos Sintéticos do Passado no Contexto das Inteligências Artificiais
Resumo
Este texto, de natureza ensaística, propõe reflexões sobre o uso de inteligências artificiais (IA) e suas intersecções com formas públicas de uso, circulação e recepção do conhecimento histórico em ambientes digitais. O artigo concentra-se na apresentação de elementos preliminares a um debate incipiente ao qual se pretende contribuir, especialmente no contexto brasileiro. Consideram-se, nesse processo, algumas questões epistemológicas acerca dos modos pelos quais a IA incide sobre a História, as repercussões nas formas públicas de relacionamento com o passado, bem como os sentidos da mobilização do passado por meio da lógica algorítmica. Diante disso, articula-se um conceito ainda em desenvolvimento – o de uso sintético do passado – que busca atuar como um operador analítico para auxiliar a compreensão de dinâmicas que se impõem à História enquanto campo disciplinar e prática social.
Copyright (c) 2025 Miguel Barboza Castro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).