Compreensão Histórica e Responsividade Ética

articulações teóricas no cruzamento entre Filosofia Especulativa da História e Filosofia Existencial da História

  • Cristian Bianchini de Athayde Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Filosofia da História, Compreensão Histórica, Ética e História

Resumo

Neste texto proponho algumas considerações teóricas para pensar a atualidade de debates em torno da Filosofia da História, particularmente no que concerne à Filosofia Especulativa da História e à Filosofia Existencial da História. Por meio de tópicos como temporalidades e tempos históricos, experiência temporal e da história, ética e compreensão histórica, os apontamentos trazidos são mobilizados para indicar reflexões que envolvem modos de compreender e elaborar a realidade e experiências históricas (por meio de confrontos e negociações, identidades e alteridades). Ressalto que essas reflexões não se restringem ao âmbito acadêmico e disciplinar da História, mas sim são alargadas a modos outros de lidar e interpretar a realidade histórica.

Biografia do Autor

Cristian Bianchini de Athayde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em História (UFRGS), Linha de Pesquisa de Teorias da História e Historiografias. Mestre em História (UFRGS) com apoio do CNPq através da Chamada CNPq n. 07/2022. E-mails para contato: cristian.athayde@ufrgs.br; crisbianchini.97@gmail.com.

Publicado
2025-11-25
Como Citar
Athayde, C. B. de. (2025). Compreensão Histórica e Responsividade Ética: articulações teóricas no cruzamento entre Filosofia Especulativa da História e Filosofia Existencial da História. Revista Discente Ofícios De Clio, 10(18), 90-109. https://doi.org/10.15210/clio.v10i18.30596
Seção
Teorias da História e usos do passado