Compreensão Histórica e Responsividade Ética
articulações teóricas no cruzamento entre Filosofia Especulativa da História e Filosofia Existencial da História
Resumo
Neste texto proponho algumas considerações teóricas para pensar a atualidade de debates em torno da Filosofia da História, particularmente no que concerne à Filosofia Especulativa da História e à Filosofia Existencial da História. Por meio de tópicos como temporalidades e tempos históricos, experiência temporal e da história, ética e compreensão histórica, os apontamentos trazidos são mobilizados para indicar reflexões que envolvem modos de compreender e elaborar a realidade e experiências históricas (por meio de confrontos e negociações, identidades e alteridades). Ressalto que essas reflexões não se restringem ao âmbito acadêmico e disciplinar da História, mas sim são alargadas a modos outros de lidar e interpretar a realidade histórica.
Copyright (c) 2025 Cristian Bianchini de Athayde

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).