A Cultura Histórica

interseções entre a Ideologia, Ensino de História e espaço urbanístico de Maputo

  • Gerson Massingue Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Cultura Histórica, Ideologia, Ensino de História

Resumo

Este artigo tem como proposta temática “a Cultura Histórica: Interseções entre a Ideologia, Ensino de História e espaço urbanístico de Maputo”, o nosso objetivo é analisar como a cultura histórica faz o diálogo entre a ideologia, ensino e espaço urbanístico de Maputo. De modo a irmos a esse objetivo, primeiro fizemos uma análise analítica que consiste na discussão de conceitos condutores do trabalho baseando em vários teóricos: cultura histórica e ideologia, e segundo exploratória, para entendermos como é a relação entre a cultura histórica, ideologia e espaço urbanístico na construção da consciência histórica, do aluno, articulando o Ensino de História e narrativas históricas predominantes que refletem a ideologia marxista-leninista.

Biografia do Autor

Gerson Massingue, Universidade Federal de Goiás

Pesquisador em áreas como: Ensino da História, Didática de História, Educação histórica, História da educação e Ideologia. Possui Graduação em Ensino de História com Habilitações em Ensino de Geografia pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2015). Pós-Graduando em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) -Brasil, possui experiência em ensino de História e Geografia de quase 10 anos, atuando como professor de rede pública em Moçambique, atualmente é pós-graduando pela Universidade Federal de Goiás no curso de História e bolsista CAPES/GCUB. Membro pesquisador do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em História (LEPEHIS) vinculada ao programa de História da Universidade Federal de Goiás (PPGH/UFG), membro pesquisador de Grupo de Pesquisa e Estudos em Aprendizagem Histórica-APRENDHIS.

Publicado
2025-11-25
Como Citar
Massingue, G. (2025). A Cultura Histórica: interseções entre a Ideologia, Ensino de História e espaço urbanístico de Maputo. Revista Discente Ofícios De Clio, 10(18), 166-185. https://doi.org/10.15210/clio.v10i18.30600
Seção
Dossiê Ensino de História