Arriano de Nicomédia e Plutarco de Queroneia
a identidade Greco-Romana, a excelência viril e o bom governante em Alexandre da Macedônia
Resumo
Alexandre da Macedônia foi uma figura que, pelo menos nas visões de Arriano de Nicomédia e Plutarco de Queroneia, servia de modelo para o princeps romano. Ambos os autores que viveram durante os séculos I e II d.C. compartilharam a escolha de escrever sobre as façanhas de Alexandre Magno e os enredos que envolvem entraves, vitórias, amores, comportamentos e derrotas que ele teria tido. Contudo, Plutarco e Arriano tinham um projeto político pedagógico por trás de seus escritos. Este artigo, portanto, objetiva estudar como Alexandre aparece nas obras Vida de Alexandre de Plutarco e na Anábase de Arriano, destacando, entre outros elementos, a importância de se manter uma postura viril, ligada ao ideário vir romano, característica essencial para um governante nas visões de Plutarco e Arriano.
Copyright (c) 2025 Henrique Hamester Pause

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).