Santiago! Apóstolo, Mártir, Peregrino e Miles Christi da Espanha

uma Trajetória do Culto Jacobeu na Idade Média

  • Paulo Henrique Ennes de Miranda Eto Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Devoção, São Tiago, Espanha, Idade Média

Resumo

O artigo em questão busca traçar um estudo a respeito da figura do Apóstolo São Tiago, e o culto que ao mesmo foi prestado, desde sua vida junto a Cristo, suas descrições a partir do século VII. Ademais, essa abordagem visa compreender como santo foi representado, ressignificado e mobilizado para diversos fins. Como em milagres de cura e no auxílio militar de monarcas cristãos. Com isso, buscamos igualmente entender por quais contextos o culto jacobeu recebeu maior importância no caso ibérico através das narrações de translatio de suas relíquias corporais até Compostela, sem perder de vista como os “medievais” entendiam o fenômeno do maravilhoso ou do sobrenatural no cotidiano e em suas próprias expressões de devoção e descrição de milagres.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Ennes de Miranda Eto, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Licenciatura-História pelo IHT-UFF. Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (2024.1). Este estudo foi financiado pela FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Processo SEI-260003/013412/2025. Email: pauloennes@id.uff.br.

Publicado
2025-11-25
Como Citar
Eto, P. H. E. de M. (2025). Santiago! Apóstolo, Mártir, Peregrino e Miles Christi da Espanha: uma Trajetória do Culto Jacobeu na Idade Média. Revista Discente Ofícios De Clio, 10(18), 220-238. https://doi.org/10.15210/clio.v10i18.30603