Santiago! Apóstolo, Mártir, Peregrino e Miles Christi da Espanha
uma Trajetória do Culto Jacobeu na Idade Média
Resumo
O artigo em questão busca traçar um estudo a respeito da figura do Apóstolo São Tiago, e o culto que ao mesmo foi prestado, desde sua vida junto a Cristo, suas descrições a partir do século VII. Ademais, essa abordagem visa compreender como santo foi representado, ressignificado e mobilizado para diversos fins. Como em milagres de cura e no auxílio militar de monarcas cristãos. Com isso, buscamos igualmente entender por quais contextos o culto jacobeu recebeu maior importância no caso ibérico através das narrações de translatio de suas relíquias corporais até Compostela, sem perder de vista como os “medievais” entendiam o fenômeno do maravilhoso ou do sobrenatural no cotidiano e em suas próprias expressões de devoção e descrição de milagres.
Copyright (c) 2025 Paulo Henrique Ennes de Miranda Eto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).