Domingo Faustino Sarmiento e a História Intelectual da Argentina no século XIX
a questão indígena em Conflicto y armonía de las razas en América (1883)
Resumo
Embora o intelectual seja uma “espécie moderna”, figuras eruditas tiveram um relevante papel nas letras e nas relações de poder na América Latina do século XIX. Seus textos vincularam-se com o contexto político e cultural que permeava a construção das nações latino-americanas no oitocentos. Uma relevante figura foi o político e escritor argentino Domingo Faustino Sarmiento (1811-1888), cujas ideias acerca da Argentina atingiram a opinião pública e tiveram ressonância na configuração história daquele país, sobretudo no que tange à trajetória dos indígenas. Em Conflicto y armonía de las razas en América (1883), Sarmiento influenciaria o debate letrado e as políticas de tratamento das comunidades originárias usadas pelo Estado-Nacional argentino em construção. Além de pontuar aspectos do pensamento de Sarmiento, este estudo mapeará as conexões entre suas ideias, o contexto argentino e a questão indígena.
Copyright (c) 2025 Giovana Eloá Mantovani Mulza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).