Entre o boi e o vaqueiro
representações visuais do Piauí na revista O Malho (1902-1920)
Resumo
O presente artigo traz reflexões acerca das representações visuais sobre o Piauí contidas na revista ilustrada O Malho, no recorte temporal de 1902 a 1920. A escolha das duas primeiras décadas do século XX se deve a reorganização que líderes políticos piauienses empreenderam diante das mudanças da República, buscando criar uma identidade local baseada nas características do sertão. A construção da pesquisa se apoiou nas discussões de Chartier (2002), Albuquerque Júnior (2011), Silva (2022), Souza (2008), entre outros. Através da análise dessas imagens, percebe-se que a imprensa ilustrada carioca se utilizou da figura do boi e do vaqueiro para simbolizar as discussões em torno das questões econômicas, culturais e políticas do Piauí Republicano.
Copyright (c) 2025 Pablo Augusto Santos Teixeira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).