O Ensino do Imperialismo através da série animada Avatar

Lenda de Aang (2005)

  • Ana Paula Alves Coelho Universidade Federal do Rio Grande
Palavras-chave: Animações, Ensino de História, Imperialismo, Avatar: a Lenda de Aang

Resumo

O artigo objetiva analisar se a série animada “Avatar: a Lenda de Aang” (2005) pode ser utilizada como recurso didático para o ensino do conceito substantivo Imperialismo em aulas de História. A metodologia do estudo inclui uma pesquisa bibliográfica sobre como se aprende História e as possibilidades do uso do desenho para tal e uma pesquisa documental para averiguar a existência de elementos que se relacionam ao Imperialismo no desenho animado Avatar: a Lenda de Aang e como articula-los em sala de aula. Por fim, foi constatado que a produção animada não só tem capacidade de ensinar sobre o conceito do Imperialismo, como de suas diferentes facetas, restando ao professor realizar as intervenções corretas e atentar-se às especificidades de cada um dos movimentos Imperialistas no momento de utilizar Avatar: a Lenda de Aang para seu ensino.

Biografia do Autor

Ana Paula Alves Coelho, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal de Rio Grande no ano de 2025 e atualmente aluna especial do PPGH FURG.

Publicado
2025-11-25
Como Citar
Coelho, A. P. A. (2025). O Ensino do Imperialismo através da série animada Avatar: Lenda de Aang (2005). Revista Discente Ofícios De Clio, 10(18), 362-382. https://doi.org/10.15210/clio.v10i18.30611