O Ensino do Imperialismo através da série animada Avatar
Lenda de Aang (2005)
Resumo
O artigo objetiva analisar se a série animada “Avatar: a Lenda de Aang” (2005) pode ser utilizada como recurso didático para o ensino do conceito substantivo Imperialismo em aulas de História. A metodologia do estudo inclui uma pesquisa bibliográfica sobre como se aprende História e as possibilidades do uso do desenho para tal e uma pesquisa documental para averiguar a existência de elementos que se relacionam ao Imperialismo no desenho animado Avatar: a Lenda de Aang e como articula-los em sala de aula. Por fim, foi constatado que a produção animada não só tem capacidade de ensinar sobre o conceito do Imperialismo, como de suas diferentes facetas, restando ao professor realizar as intervenções corretas e atentar-se às especificidades de cada um dos movimentos Imperialistas no momento de utilizar Avatar: a Lenda de Aang para seu ensino.
Copyright (c) 2025 Ana Paula Alves Coelho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).