Bolsonarismo e o angustiante passado que não passa
Resumo
O presente ensaio teve como objetivo abordar questões relacionadas à extrema-direita nacional, compreendendo sua organização e articulação a partir de suas raízes históricas e dos elementos que a mobilizam. Retornamos ao passado para colher dele pistas que, de alguma forma, contribuam para explicar as nuances do nosso passado autoritário e como ele reverbera no presente. O diálogo com a psicanálise foi fundamental nesse processo. Autores como Freud (1930) e Bauman (1998) foram de suma importância para a pesquisa, além de historiadores do tempo presente, como Adilson Filho (2021) e Marcos Napolitano (2015), que proporcionaram uma leitura apurada sobre o nosso passado. O texto percorre a nossa história a fim de buscar respostas para os questionamentos que tanto nos afligem no presente, tais como as continuidades e permanências desse passado autoritário e angustiante que insiste em não passar.
Copyright (c) 2025 Audi Roberto Rodrigues

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).