Entre Chana e Organa
Reflexões sobre a emergência da imprensa lésbica brasileira e portuguesa
Resumo
Este artigo analisa a emergência da Imprensa Lésbica no Brasil e em Portugal, no final do século XX, a partir das revistas Chanacomchana e Organa. Fundamentada na perspectiva da história comparada, a investigação busca compreender como tais publicações, surgidas em contextos sociais e políticos distintos, atuaram como espaços de resistência, de produção discursiva e de afirmação identitária. Argumenta-se que a Imprensa Lésbica não apenas possibilitou a criação de redes de contato, apoio e afeto entre mulheres antes isoladas, mas também contribuiu para a consolidação de uma memória coletiva e para a contestação da heterossexualidade compulsória. Ao valorizar experiências lésbicas e desafiar silenciamentos históricos, esses periódicos configuraram-se como ferramentas políticas e culturais centrais para a mobilização e visibilidade desses sujeitos.
Downloads
Copyright (c) 2026 Letícia Emília Batista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).