No berço do mar da Glória, a única proteção
maternidade, emoções e infanticídio no Rio de Janeiro (1842-1844)
Resumo
Este trabalho investiga o caso de Angela Maria, uma mulher escravizada que foi julgada e absolvida por infanticídio no Rio de Janeiro em 1842, articulando maternidade, trabalho reprodutivo e punição na escravidão. A partir da análise da imprensa jurídica, objetivo tencionar que sua experiência enquanto mulher, mãe, esposa e trabalhadora foi atravessada pelo ofício de ama de leite, pelas rupturas de vínculos familiares e a ameaça de coerção. Argumento que, a partir das fontes estudadas, o gesto extremo de Angela Maria evidencia os limites impostos à maternidades de mães escravizadas e a precarização estrutural que regulava a vida e a reprodução de mulheres escravizadas no século XIX.
Downloads
Copyright (c) 2026 Nubia Sotini dos Santos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).