O Berço e a Sepultura
o medo da mãe medieval perante a própria morte em Trotula di Ruggiero (Século XV)
Resumo
Essa pesquisa apresenta um projeto de mestrado que examina o medo da morte experimentado por mães medievais durante a gestação e o parto, utilizando como fonte principal o tratado médico do século XII, Sobre as doenças das mulheres, atribuído a Trotula di Ruggiero. Esta investigação adota a História das Emoções e a História de Gênero para argumentar que o medo materno não era apenas um sentimento individual, mas uma construção sociocultural profundamente enraizada na comunidade. O contexto social da época definia a mulher primariamente pela função reprodutiva, transformando a maternidade em uma tarefa quase inevitável marcada por altos riscos de mortalidade. A obra de Trotula se destaca por reconhecer e legitimar essa apreensão, oferecendo explicações médicas, baseadas na teoria dos humores, para a angústia feminina.
Downloads
Copyright (c) 2026 Camilla Höehr dos Santos da Silveira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).