RESPONSABILIDADE E ONTOLOGIA EM HANS JONAS
Palavras-chave:
Ética, Natureza, Ser, Valor.
Resumo
Analisa-se nesse artigo a ética proposta por Jonas. O escrito está divido em três momentos, a saber, no primeiro expor o modo como se portavam as sociedades clássicas antigas frente à natureza e o advento da ética kantiana na posterior modernidade, cujo conteúdo é criticado por Jonas; no segundo momento serão analisadas as teorias de Hans acerca do Ser e acerca do Valor, ambas enquanto considerações metafísicas, que é, justamente, para no terceiro momento tratar, ontologicamente, da responsabilidade como propedêutica ao agir ético pautado no arquétipo parental, direcionando-o à nova ética para a civilização tecnológica.Referências
JONAS, Hans. Princípio Responsabilidade: Ensaio de uma Ética para a Civilização Tecnológica (Tradução de Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez). Rio de Janeiro, 2007; Ed. PUC Rio.
___________. O Princípio Vida (Tradução de Carlos Almeida Pereira). Petrópolis, Ed. Vozes: 2004.
KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos (Tradução de Leopoldo Holzbach). São Paulo, 2003, Martin Claret.
TUGENDHAT, Ernest. Lições Sobre Ética (Org. da tradução de Ernildo Stein). Petrópolis, Ed. Vozes: 2007.
Publicado
2011-07-08
Edição
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).