A QUESTÃO DA EUTANÁSIA NO PRINCIPIALISMO BIOÉTICO
Palavras-chave:
Principialismo, bioética, eutanásia.
Resumo
O presente artigo apresentará uma introdução acerca do principialismo bioético e sobre a eutanásia. Abordaremos também a problematização da eutanásia na bioética médica a partir do principialismo, o qual foi criado para solucionar alguns problemas nas relações entre o profissional da saúde e o paciente. No entanto, na presente situação isto gera alguns conflitos entre os princípios.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
CONSTANZE, Bueno. Eutanásia. Disponível em: http://buenoecostanze.adv.br/index.php?option=com_content&task=view&id=70&Itemid=27. Acesso em 20/06/2010.
DALL‟AGNOL, Darlei. Bioética. Rio de Janeiro: DPZA, 2004.
GOLDIN, José Roberto. Eutanásia. Disponível em http://www.ufrgs.br/bioetica/eutanasi.htm. Acesso em 20/06/2010.
HORTA, Márcio Palis. Eutanásia - Problemas éticos da morte e do morrer. Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/290/429 Acesso em 20/06/2010.
HUME, David. Da imortalidade da alma, e outros textos póstumos. Ijuí: Unijuí, 2006.
SINGER, Peter. Ética Pratica. São Paulo: Martins fontes, 2002.
Publicado
2011-07-08
Edição
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).