O CETICISMO NA TRADIÇÃO E UMA (DIS)SOLUÇÃO WITTGENSTEINIANA
Resumo
Pretende-se apresentar neste artigo, uma breve exposição do surgimento do ceticismo na história da Filosofia, o papel do cético e as tentativas de combatê-lo. Como grande parte dos problemas contemporâneos são reflexos de uma discussão anterior, um dos principais argumentos céticos que é sempre retomado é o de Descartes, particularmente desenvolvido em suas Meditações Metafísicas. Na contemporaneidade, tal argumento se baseia no cenário cético criado por Putnam – brain-in-a-vat (BIVs). Essa hipótese coloca em jogo a possibilidade de termos uma justificação segura para as mais básicas (ordinárias) de nossas crenças. Porém, pode ser encontrar nos escritos tardios de Wittgenstein uma boa possibilidade de calar certo tipo de cético.Referências
CHILD, Willian. Wittgenstein. New York: Routledge, 2011.
DANCY, Jonathan & SOSA, Ernest. A Companion to Epistemology. Oxford: Blackwell, 1997.
DESCARTES, René. Discurso do método. Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins fontes, 2001.
DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins fontes, 2005.
GLOCK, H-J. Dicionário Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
HUME, David. Investigações Sobre o Entendimento Humano e Sobre os princípios da moral. Trad. José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
MOORE, G. E. Prova de um Mundo Exterior, In Escritos Filosóficos. Trad. Pablo R. Mariconda. São Paulo: Nova Cultural, 1989.
MOYAL-SHARROCK, Danièle. Understanding Wittgenstein’s On Certainty. Houndmills. New York: Palgrave Macmillan, 2004.
PATRICK, Mary Mills. Sextus Empiricus and Greek Scepticism. Cambridge: Cambridge University Press, 1899.
PUTNAM, Hilary. Reason, Truth and History. Cambridge: Cambridge University Press, 1981.
STROLL, Avrum. “Why On Certainty Matters”. In: Understanding Wittgenstein’s On Certainty, cap.2. Houndmills. New York: Palgrave Macmillan, 2004.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Da Certeza. Trad. por Maria Elisa Costa. Lisboa: Edições 70, Biblioteca de Filosofia Contemporânea 1990.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Trad. por M. S. Lourenço. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
WITTGENSTEIN, Ludwig. On Certainty. Edited by: G. E. M. ANSCOMBE and G. H. von WRIGHT. Oxford: Blackwell Publishing, 1969.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).