A CONSTITUIÇÃO DA REALIDADE EM PROCLO
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar como a realidade é constituída na filosofia procleana. Para tanto, parte-se da necessidade do Uno como causa primeira de todas as coisas, sendo que dele toda a realidade tem origem. Assim, este trabalho está divido em três partes, de modo que seja possível concluir que toda realidade existe por meio da processão e da semelhança entre produto e produtor, mediante uma hierarquia de semelhança com a causa primeira. O trabalho está fundamentado na obra Elementos de Teologia de Proclo.Referências
Berger. A, Proclus, Exposition de as doctrina, Paris: Biprinebiz de Bourgogne, 1840.
BEZERRA. C.C, Compreender Plotino e Proclo, Petropolis, RJ: Vozes, 2006.
COSTA, Cristina D’Ancona. Recherches sur le liber de causis. Paris: Librairie philosophique J. VRIN, 1995.
GIBBON. Edward. Declínio e queda do Império Romano. Organização e tradução Dero A. Sauders; prefácio Charles Alexander Robinson Jr.; tradução e notas suplementares José Paulo Pais. – Ed abreviada – São Paulo: Companhia das letras, 1989.
MAURETTE. P, El mal y lo ilimitado en la filosofía de Proclo, Noua tellus, Vol. 22, Núm. 1, 2004. p. 141-165.
PROCLO, Elementos de Teologia, Buenos Aires: Aguilar Argentina, 1975.
SILVA, Francisca Galiléia da. AFLATUN: Trajetória e características de Platão na filosofia árabe. Kairós: Revista Acadêmica da Prainha. Fortaleza. v.9, n.1. Jan-Jun: 2012. p. 62-74. Disponível em: <http://www.catolicadefortaleza.edu.br/wp-content/uploads/2013/12/4.-Aflatun-trajet%C3%B3ria-e-caracter%C3%ADsticas-de-Plat%C3%A3o-na-Filosofia-%C3%81rabe-Galil%C3%A9ia.pdf>. Acesso em: 20 de Julho de
TER REEGEN. Jan G. J, A mística em Proclo, Perspectiva Filosófica: A Experiência Humana do Divino, (Revista eletrônica). Pernambuco, v. 1, n°. 35, jun/jul 2011, ISSN 0104-6454, p. 9-24. Disponível http://www.ufpe.br/ppgfilosofia/images/pdf/2011.1%20-%20medieval.pdf>. Acesso em: 29, Maio de 2014.
REALE. G, História da Filosofia Antiga. Vol. IV, São Paulo: Loyola, 1994. – (Série História da Filosofia). Obra em 5 volumes.
______, Giovanni. Plotino e o Neoplatonismo: história da filosofia grega e romana – vol. III. Tradução de Henrique Cláudio de Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2008.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).