AGOSTINHO, TOMÁS DE AQUINO E A QUESTÃO DAS IDEIAS

  • Victor Fiori Augusto
Palavras-chave: Questão de ideis, Tomás de Aquino, Agostinho de Hipona, Platonismo.

Resumo

O presente artigo tem a intenção de expor de que modo a teoria das ideias formulada por Agostinho de Hipona foi retomada e interpretada por Tomás de Aquino. Buscaremos mostrar que Tomás de Aquino, em sua Suma de Teologia,recorre a Aristóteles para criticar a concepção de Platão acerca das ideias sem comprometer com isso a teoria agostiniana, cuja origem é marcadamente platônica.

Biografia do Autor

Victor Fiori Augusto
Universidade de São Paulo (USP)

Referências

AGOSTINHO DE HIPONA. As ideias (De ideis). Tradução de Moacyr Novaes. Discurso. Revista do Departamento de Filosofia da USP. São Paulo: Barcarolla/Discurso, 2008 (40), p. 377-380.

BIRD, Otto. Como ler um artigo da Suma. Tradução de Getúlio Pereira Jr. Apresentação de Francisco Benjamim de Souza Netto. Coleção Textos Didáticos, no 53, julho de 2005. Campinas: IFCH/UNICAMP.

DOOLAN, Gregory T. Aquinas on the Divine Ideas as Exemplar Causes. Washington: The Catholic University of America Press, 2008.

GRABMANN, Martin. A “Quaestio de ideis” de Santo Agostinho: seu significado e sua repercussão medieval. Tradução de Moacyr Novaes, colaboração de César Ribas Cezar e Márcio Sattin. Cadernos de Trabalho CEPAME. Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval de São Paulo. São Paulo: Departamento de

Filosofia da USP, março de 1993, vol. II(1), p. 29-41.

O’DONNEL, James J. “Augustine: his time and lives”. In: KRETZMANN, N. e STUMP, E (eds.). The Cambridge Companion to Augustine. Cambridge: Cambridge University Press, 2001, p. 8-25.

OLIVEIRA, Carlos Eduardo de. Tomás de Aquino e a Filosofia: guia de estudos. Publicação do CEAD - Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade de Lavras. Lavras: UFLA, 2013.

SOLIGNAC, Aimé. Análise e fonte da questão de ideis. Tradução de Ernesto M. Giusti. Cadernos de Trabalho CEPAME. Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval de São Paulo. São Paulo: Departamento de Filosofia da USP, março de 1993, vol. II(1), p. 43-56.

TOMÁS DE AQUINO. “Suma de Teologia, Primeira Parte, Questão 15: Sobre as ideias, artigos 1-3”. Tradução de Carlos Eduardo de Oliveira. In: OLIVEIRA, Carlos Eduardo de. Platonismo e Aristotelismo no século XIII. São Paulo: 2014, p. 77-81. Disponível em: http://cepame.fflch.usp.br/sites cepame.fflch.usp.br/files/u15/Platonismo_e_Aristotelismo_no_seculo_XIII.pdf. Acesso em: 10 abril 2014. O texto latino que consultamos encontra-se disponível em: http://www.thelatinlibrary.com/aquinas/q1.15.shtml.

Publicado
2015-11-16
Seção
Artigos