AGOSTINHO, TOMÁS DE AQUINO E A QUESTÃO DAS IDEIAS
Resumo
O presente artigo tem a intenção de expor de que modo a teoria das ideias formulada por Agostinho de Hipona foi retomada e interpretada por Tomás de Aquino. Buscaremos mostrar que Tomás de Aquino, em sua Suma de Teologia,recorre a Aristóteles para criticar a concepção de Platão acerca das ideias sem comprometer com isso a teoria agostiniana, cuja origem é marcadamente platônica.Downloads
Referências
AGOSTINHO DE HIPONA. As ideias (De ideis). Tradução de Moacyr Novaes. Discurso. Revista do Departamento de Filosofia da USP. São Paulo: Barcarolla/Discurso, 2008 (40), p. 377-380.
BIRD, Otto. Como ler um artigo da Suma. Tradução de Getúlio Pereira Jr. Apresentação de Francisco Benjamim de Souza Netto. Coleção Textos Didáticos, no 53, julho de 2005. Campinas: IFCH/UNICAMP.
DOOLAN, Gregory T. Aquinas on the Divine Ideas as Exemplar Causes. Washington: The Catholic University of America Press, 2008.
GRABMANN, Martin. A “Quaestio de ideis” de Santo Agostinho: seu significado e sua repercussão medieval. Tradução de Moacyr Novaes, colaboração de César Ribas Cezar e Márcio Sattin. Cadernos de Trabalho CEPAME. Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval de São Paulo. São Paulo: Departamento de
Filosofia da USP, março de 1993, vol. II(1), p. 29-41.
O’DONNEL, James J. “Augustine: his time and lives”. In: KRETZMANN, N. e STUMP, E (eds.). The Cambridge Companion to Augustine. Cambridge: Cambridge University Press, 2001, p. 8-25.
OLIVEIRA, Carlos Eduardo de. Tomás de Aquino e a Filosofia: guia de estudos. Publicação do CEAD - Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade de Lavras. Lavras: UFLA, 2013.
SOLIGNAC, Aimé. Análise e fonte da questão de ideis. Tradução de Ernesto M. Giusti. Cadernos de Trabalho CEPAME. Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval de São Paulo. São Paulo: Departamento de Filosofia da USP, março de 1993, vol. II(1), p. 43-56.
TOMÁS DE AQUINO. “Suma de Teologia, Primeira Parte, Questão 15: Sobre as ideias, artigos 1-3”. Tradução de Carlos Eduardo de Oliveira. In: OLIVEIRA, Carlos Eduardo de. Platonismo e Aristotelismo no século XIII. São Paulo: 2014, p. 77-81. Disponível em: http://cepame.fflch.usp.br/sites cepame.fflch.usp.br/files/u15/Platonismo_e_Aristotelismo_no_seculo_XIII.pdf. Acesso em: 10 abril 2014. O texto latino que consultamos encontra-se disponível em: http://www.thelatinlibrary.com/aquinas/q1.15.shtml.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).