Apresentação da Edição
Resumo
É com grande satisfação que publicamos o terceiro volume da revista de filosofia Enciclopédia. A edição de Inverno de 2015 vem para consolidar o trabalho preambular que tem sido realizado no desenvolvimento e estruturação do nosso periódico dos discentes do curso de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Nesse volume, contamos com a participação de diversos autores dos mais variados cantos do Brasil, abarcando uma diversidade de temas que tem sido objeto de pesquisa pelos graduandos e pós-graduandos do nosso país – além de possuirmos um artigo de uma universidade do Moçambique. Como projeto central de realização da Enciclopédia, a maior parte dos trabalhos publicados é de autoria de graduandos. Dos dez artigos publicados na presente edição, sete são trabalhos de alunos de graduação, dois são artigos de mestrandos e um trabalho é fruto da participação convidada do professor de filosofia Dr. José Blaunde (Universidade Eduardo Mondlane – Maputo). Blaunde foi conferencista no evento “II Workshop on Naturalism: Methodological Challenges” promovido pela UFPel - um dos maiores eventos internacionais já realizados na América Latina sobre o tema. Seu trabalho, publicado nesta edição atual da revista, é resultado de uma de suas conferências realizadas em tal evento e possui como objetivo analisar a filosofia das ciências segundo Bachelard. Em seu artigo, Blaunde defende que Bachelard compreende a filosofia das ciências como um conhecimento não totalmente factual e cuja missão seria conectar os princípios científicos aos princípios de um pensamento puro que não necessariamente trata de problemas de aplicabilidade efetiva.No que concerne aos artigos dos Pós-Graduandos, contamos com um trabalho da Universidade Federal da Paraíba e outro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Rubens Sotero dos Santos (UFPB) possui como objetivo defender em seu artigo a impossibilidade de Santo Anselmo demonstrar a existência de Deus, e o faz a partir da apropriação de elementos encontrados nas obras de David Hume. Por conseguinte, João Gilberto Engelman (PUC-RS), cujo artigo é denominado O Itinerário das Categorias que Formam o Estado na Filosofia do Direito de Hegel, tem por finalidade apresentar o caminho categoria que leva ao conceito de Estado na Filosofia do Direito de Hegel. Finalmente, no que diz respeito aos artigos dos Graduandos, conseguimos abranger uma grande diversidade de temas e autores. Suelen Pereira da Cunha (UECE), cujo artigo intitula-se A constituição da Realidade em Proclo, descreve como a realidade é organizada na filosofia Procleana; a autora fundamenta seu trabalho na obra Elementos de Teologia. Victor Fiori Augusto (USP), com seu artigo Agostinho, Tomás de Aquino e a Questão das Ideias, tem por finalidade apresentar o modo como a teoria das ideias elaborada por Agostinho de Hipona foi retomada e interpretada por Tomás de Aquino. Para o leitor que possui interesse em filosofia moderna, Luana Broni de Araújo (UEPA) apresenta uma análise de como emergem as moções voluntárias na filosofia hobbesiana; a autora defende ser a imaginação a causa do surgimento das mesmas. Também contamos, em filosofia moderna, com uma análise do direito pessoal de caráter real na filosofia moral de Kant,apresentada por Emanuel Lanzini Stobbe (UEL). O autor realiza sua análise à luz do conceito de dignidade humana em Kant, examinando em que medida é possível afirmar que o direito de caráter pessoal real leva em conta o conceito citado. Representando a filosofia contemporânea, Thiago Pigna Carezzato (USP) analisa os métodos estático e genético, apresentando a relação entre esses métodos com as quais a fenomenologia husserliana opera. Por fim, associando filosofia e educação, a presente edição dispõe de dois artigos. Beatran Hinterholz (UNISC) realiza um estudo das concepções filosóficas presentes nas obras de Gaston Bachelard, utilizando os conceitos do autor para realizar interlocuções entre ciência e poesia, educação e filosofia, imaginação e razão. Vinicius Cezar Bianchi (UFPel), por sua vez, objetiva estabelecer relações entre o posicionamento de Bertrand Russel quanto à sua moral cética e a didática na educação, buscando levantar problemas, hipóteses e soluções para os problemas encontrados nas relações estabelecidas. Boa leitura!
Publicado
2015-11-16
Edição
Seção
Artigos
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