A ÉTICA EM MAQUIAVEL E SUAS IMPLICAÇÕES NA POLÍTICA

  • Carlos Alexandre Michaello Marques Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Ética, Consequencialismo, Política.

Resumo

O presente estudo consistiu em analisar a Ética sob a perspectiva Nicolau Maquiavel (Niccolò di Bernardo dei Machiavelli) e suas implicações na Política.  A pesquisa se debruçou na obra "O Príncipe" e as consequências deste verdadeiro Tratado da Ciência Política para o pensamento ético. Assim se examinou a presença da Ética consequencialista nos principais escritos de Maquiavel, bem como as implicações desta na Política. Ademais, restou evidenciada na pesquisa que o sistema ético desenvolvido por Maquiavel influenciou diversas correntes de pensamento no mesmo sentido.

Referências

AMARAL, Márcia do. Maquiavel e as relações entre ética e política. In: Ensaios Filosóficos, v. 5, p. 25-37, 2012.

BARROS, Albero Ribeiro Gonçalves de. Republicanismo. in: RAMOS, Flamarion Caldeira; MELO, Rúrion; FRATESCHI, Yara. Manual de Filosofia Política. São Paulo: Saraiva, 2012.

GUIMARAES, Carlos Nunes. Maquiavel e Max Weber: ética e realismo político. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 38-45, 2010.

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Tradução de Antonio Caruccio-Caporale. Porto Alegre: L&PM, 1999.

REZENDE, Antonio. (Org.) Curso de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

ROSA, Luiz Carlos Mariano. Maquiavel e Weber: A Lógica do Poder e a Ética da Ação – O “Príncipe-Centauro” e o “Homem Autêntico” in: OPSIS, Catalão, v. 13, n. 1, p. 180-199, 2013.

Publicado
2016-04-03
Seção
Artigos