ONDE O SEXO ENTRA NO JOGO POLÍTICO: ANÁLISE FOUCAULTIANA ACERCA DO DISPOSITIVO DE SEXUALIDADE
Palavras-chave:
Sexualidade, normalização, biopolítica, biopoder.
Resumo
O trabalho tem por objetivo a análise de como a sexualidade foi usada como ferramenta biopolítica. Em A Vontade de Saber, Foucault afirma que pela primeira vez na história o biológico se reflete no político, caindo em parte no campo de controle do saber e de intervenção do poder, assim como na atuação da norma. O pano de fundo que se tem nessa situação, segundo Foucault, é a importância assumida pelo sexo como foco da disputa política e se encontra na articulação entre os dois eixos do biopoder: disciplinas do corpo e regulamentação das populações. No século XIX a sexualidade é esmiuçada nos mínimos detalhes, nas condutas, nos sonhos, a partir dos primeiros anos da infância como chave da individualidade permitindo analisá-la e constituí-la.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
CASTRO, Edgardo. Introdução a Foucault. 1°Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. 1°Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). 2°Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade I: A vontade de saber. 22°Ed. Rio de Janeiro: Graal, 2012a.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 40°. Ed. Petrópolis: Vozes, 2012b.
Publicado
2016-04-03
Edição
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).