O POSSÍVEL CASAMENTO ENTRE FILOSOFIA E LITERATURA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: DISCUSSÕES SOBRE A NOVELA PADRE SÉRGIO DE LIEV TOLSTÓI E O ENGAJAMENTO MORAL

  • Luana da Silva Seeger Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Filosofia, Literatura, Tolstói, Wittgenstein, Recurso Pedagógico.

Resumo

No presente trabalho, visamos compreender a relação existente entre filosofia e literatura, apropriando-nos de textos que discutem essa relação, inclusive textos tratados como sendo de filosofia e textos tratados como sendo de literatura. Partindo do pressuposto de que a filosofia e a literatura possuem uma relação de casamento e que a literatura não é um mero instrumento preocupado com a forma e a filosofia preocupada com o conteúdo, procuramos, também, evidenciar de que maneira a relação entre essas duas áreas do saber se dá e quais resultados podemos obter a partir desta. Por fim, o resultado buscado – recurso pedagógico –  é evidenciado em uma breve análise da obra de Tosltói em conjunto com as ideias da filosofia moral trazidas desde Wittgenstein, o que desencadeia, também, outros benefícios para a vida em sociedade.

Referências

GAGNEBIN, Jeanne Marie. As formas literárias da Filosofia. Porto Alegre: Epicuro, 2004.

NUSSBAUM, Martha C. Fronteiras da Justiça: Deficiência, Nacionalidade, Pertencimento a Espécie. Trad. de Susana de Castro. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

SATTLER, Janyne. Diante do caminho do mundo. In: MARTÍNEZ, Horacio Luján; SPICA, Marciano Adilio (Orgs.). Religião em um mundo plural: debates desde a filosofia. Pelotas: NEPFil/UFPel, 2014, pp. 283-316.

SOUZA, José Tadeu Batista de. Filosofia e literatura entre abraços e socos: uma questão moral. In: Ágora Filosófica. Recife, v. 9, n. 2, 2009, pp. 7-38.

TOLSTÓI, Liev. Padre Sérgio. Tradução de Beatriz Morabito. 2 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. Tradução de Luis Henrique Lopes dos Santos. São Paulo: Edusp, 1994.

ZWEIG, Stefan. O Pensamento Vivo de Tolstoi. Biblioteca do Pensamento vivo. São Paulo: Martins, 1967.

Publicado
2016-04-03
Seção
Artigos