UM PARADOXO ENTRE O MUNDO UTÓPICO E DISTÓPICO NO LIVRO “ADMIRÁVEL MUNDO NOVO” DO AUTOR ALDOUS HUXLEY
Palavras-chave:
Utopia, Distopia, futuro.
Resumo
“Admirável mundo novo” é uma obra literária do autor inglês Aldous Huxley, publicado em 1932. O livro destacou-se por apresentar um futuro utópico, onde a sociedade vive em harmonia e estabilidade social, mas ao mesmo tempo expõe uma representação negativa dos avanços tecnológicos, um futuro distorcido, o que seria utópico na verdade seria uma utopia negativa ou distopia, onde a sociedade por meio da tecnologia é manipulada a acreditar na sociedade perfeita. O seguinte artigo irá analisar como funciona o paradoxo entre o mundo utópico e distópico. Portanto, a preocupação neste momento é demonstras como é possível existir duas sociedades distintas em um mesmo cenário e, não solucionar os problemas da sociedade analisada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
HUXLEY, A. Admirável Mundo Novo. São Paulo: Globo, 2014 Edição de bolso.
JAPIASÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário Básico de filosofia. 4. Rio de Janeiro, 2006.
MORUS, T. A Utopia. Coleção os pensadores, Editora Escala, São Paulo, sem ano.
ORWELL. 1984. São Paulo: Companhia das Letras, Ed. 22ª, 2014.
OXFORD ENGLISH DICTIONARY. Dystopia. Disponível em: <http://www.oed.com/view/Entry/58909?rskey=JImdSN&result=65116&isAdvanced=true#firstMatch> Acesso em 8 de agosto de 2015.
Publicado
2016-04-03
Edição
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).