AS EXPERIÊNCIAS DA LOUCURA NA HISTÓRIA OCIDENTAL E AS RESSONÂNCIAS NO CASO COLÔNIA DE BARBACENA

  • Monique Navarro Souza Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Loucura, Colônia, Barbacena.

Resumo

O hospital psiquiátrico Colônia de Barbacena foi uma instituição brasileira, que ficou conhecida pelo tratamento desumano que oferecia e pelo descaso e negligencia com o cumprimento das mínimas condições de vida dos internos. Eram enviadas, além dos sujeitos considerados loucos, pessoas que não tinham qualquer tipo de transtorno mental, mas encaminhadas por não estarem de acordo com a normalidade social vigente. No presente trabalho, temos como objetivo realizar uma abordagem sobre o modo de internamento e tratamento da vida do considerado “louco” na instituição Colônia, amparados na crítica foucaultiana acerca da loucura enquanto construção social e da psiquiatria como instituição que se constituiu, através de suas práticas discursivas, portadora do saber legítimo sobre a loucura, produzindo assim um discurso de verdade sobre a (a)normalidade dos sujeitos. Como considerações finais, ressalta-se a importância do desenvolvimento de atividades críticas diante dos discursos instituídos, não apenas com aqueles que predominam dentro das instituições, mas também nas práticas cotidianas, agindo enquanto resistências nas tramas discursivas, principalmente no plano geral das relações no cotidiano, para que o que aconteceu em Barbacena não ocorra novamente.

Referências

ARBEX, Daniela. Holocausto brasileiro. São Paulo: Geração Editorial, 2013.

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos I ­ Problematização do sujeito: Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2002.

FOUCAULT, Michel. A história da loucura na Idade Clássica. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1972.

FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no College de France (1974-1975). São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.

VIECELI, Ana Paula. 2014. Lugares da loucura: arquitetura e cidade no encontro com a diferença. Porto Alegre: UFRGS. [Dissertação de mestrado]

Publicado
2016-09-11
Seção
Artigos