A DICOTOMIA FIGURA X LINGUAGEM APRESENTADA NA OBRA ISTO NÃO É UM CACHIMBO ANALISADO SOBRE A ÓTICA DA SEMELHANÇA
Palavras-chave:
Figura, linguagem, assinalação, palavras, coisas.
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo a análise da dicotomia figura x linguagem apresentada por Michel Foucault na obra Isto não é um Cachimbo (1973), em consonância aos tópicos I e II do segundo capítulo da obra As palavras e as coisas (1966) que tratam, consecutivamente, das similitudes e das palavras. O que o trabalho questiona é o problema levantado por Foucault da hipótese da linguagem presa por um fio, representado pelo tripé. O que parece claro na segunda versão da obra Isto não é um cachimbo de René Magritte é que o cachimbo debaixo encontra-se preso pela linguagem, prestes a cair, enquanto o de cima, o cachimbo flutuante, baila livre por não estar preso a ela. Podemos pensar por meio da análise foucaultiana da obra de Magritte e também por meio da análise de Edgado Castro, a saliente crítica à linguagem que se mostra enigmática na primeira versão do quadro e ganha uma proporção riquíssima de hipóteses em sua segunda versão. Para tanto os tópicos I e II do segundo capítulo de As palavras e as coisas são de suma importância para a compreensão das semelhanças e dessemelhanças e, com isto fazer uma última análise da função da linguagem na obra de Magritte através da ótica foucaultiana.Referências
CASTRO, Edgardo. Introdução a Foucault. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
Publicado
2016-09-11
Edição
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).