O ENFOQUE DAS CAPACIDADES EM AMARTYA SEN

  • Felipe Ferreira Cougo Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Capacidade, funcionalidade, liberdade substantiva, liberdade positiva, desenvolvimento humano.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo principal expor em linhas gerais o enfoque das capacidades na teoria ética e econômica de Amartya Sen, e sua relação com conceitos tais como justiça, liberdade e desenvolvimento. Para tanto, buscaremos, em primeiro lugar, elucidar em linhas gerais a reaproximação que o autor busca operar entre ética e economia e a forma como visa abordar as questões de justiça. Após isso, para melhor compreender o lugar do enfoque das capacidades no panorama dos debates padrão em econômicas e políticas, abordaremos as noções utilitaristas, libertarianistas e rentabilistas, indicando as insuficiências apontadas pelo autor nas bases informacionais de tais teorias para avaliar questões como desenvolvimento, qualidade de vida e justiça social. Então, por fim, passaremos para explicação do enfoque propriamente dito, como esse visa preencher as lacunas deixadas por tais escolas de pensamento e como, para o autor, é a via teórica mais eficaz para lidar com questões avaliativas em temas como desenvolvimento, pobreza e desigualdade, e com questões práticas como a eliminação de manifestas injustiças sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

PUTNAM, Hilary. O colapso da verdade e outros ensaios. São Paulo: Ideias & Letras, 2008.

SEN, Amartya; KIKSBERG, Bernardo. As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. Tradução: Bernardo Ajzemberg, Carlos Eduardo Lins da Silva. – São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SEN, Amartya. Sobre ética e economia. Tradução: Laura Teixeira Mota, revisão técnica Ricardo Doninelli Mendes. – 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

____ Desenvolvimento como liberdade. Tradução: Laura Teixeira Motta; revisão técnica Ricardo Doninelli Mendes – São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

____ A ideia de justiça. Tradução: Denise Bottmann, Ricardo Doninelli Mendes – São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

____ Desigualdade reexaminada. Tradução e apresentação de Ricardo Doninelli Mendes – 3ª ed.- Rio de Janeiro: Record, 2012.

Publicado
2016-09-11
Seção
Artigos