https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Geographis/issue/feed Geographia Meridionalis 2023-06-20T17:31:11+00:00 Revista Geographia Meridionalis geomeridionalis@ufpel.edu.br Open Journal Systems <p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 6.0pt; text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-size: 10.0pt; line-height: 150%;">O periódico <strong><em>Geographia Meridionalis</em></strong> </span><span style="font-size: 10pt; line-height: 150%;">é a revista oficial do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas e tem por objetivo promover a produção científica e acadêmica no âmbito da Geografia, se constituindo em um espaço de divulgação e debate sobre temáticas pertinentes à ciência geográfica. A presente revista também tem como proposta fomentar o intercambio de experiências entre professores, pesquisadores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel com instituições e/ou organismos nacionais e internacionais congêneres, como forma de compartilhar conhecimentos, saberes e práticas profissionais.&nbsp;</span></p> <p><strong>Qualis:</strong>&nbsp; A3</p> <p><span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;A4&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:2627,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;4&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:16776960},&quot;9&quot;:1,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1}}"><strong>ISSN: </strong>2446-9165</span></p> https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Geographis/article/view/22052 APRESENTAÇÃO 2021-12-06T11:27:57+00:00 Rosangela Lurdes Spironello spironello@gmail.com Apresentação do Volume 06, Número 01 da Revista Geographia Meridionalis, dedicada ao XI COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ESCOLARES 2021-12-06T11:27:57+00:00 Copyright (c) 2021 Geographia Meridionalis https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Geographis/article/view/20800 A EXPERIÊNCIA DA ALTERIDADE EM PESQUISAS-FORMAÇÕES DE/COM DOCENTES: A CONSTRUÇÃO DE UMA CARTOGRAFIA POROSA / THE EXPERIENCE OF OTHERNESS IN RESEARCH-TRAINING OF/WITH TEACHERS: THE CONSTRUCTION OF A POROUS 2023-06-20T17:31:11+00:00 Thiara Vichiato Breda thiarav@gmail.com <p>Não tem como escrever-falar de formação docente sem pensar nas trajetórias, diálogos e perspectivas de pesquisa e da própria concepção de sujeito e de experiências formativas, temas esses estruturantes do “XI Colóquio de Cartografia para crianças e escolares: Diálogos, trajetórias e perspectivas no ensino e na pesquisa em Cartografia Escolar". Assim, esse texto-fala da mesa intitulada “Aprendizagens Cartográficas e Formação Docente", está organizado tendo como pano de fundo minha pesquisa-formação de doutorado “Por que eu tenho que trabalhar lateralidade?”: experiências formativas com professoras dos anos iniciais. Trago o contexto deste ‘caso em estudo’ para colocar em evidência algumas perspectivas de que a formação é sempre continuada (afinal somos sujeitos-provisórios), de que a pesquisa é formativa do sujeito-pesquisador (pesquisa-formação), e que a experiência da/na alteridade nos permite ser interrogado pelo Outro, de ouvirmos/fazermos perguntas que não poderíamos imaginar dado o nosso lugar "evidente" das coisas que são "óbvias". Foi a partir e com essas experiências, desse encontro com o Outro que nos desestabiliza, que passei a elaborar a ideia de uma cartografia [escolar] porosa, que permite a infiltração tanto de uma representação euclidiana, como também de nossas sensibilidades e expressividades.</p><p>ABSTRACT</p><p>There is no way to write-talk about teacher training without thinking about the routes, dialogues and perspectives of research and the very conception of subject and of formative experiences, both themes structuring "XI Symposium on Cartography for Children and Students: Dialogues, Trajectories and Perspectives in Teaching and Research in School Cartography". Thus, this text-talk belongs to the table entitled "Cartographic Learning and Teacher Training", and is organized taking as background my doctoral research-training "Why do I have to work laterality?": formative experiences with teachers of the early years. I bring here the context of this ‘case (under) study’ to highlight some perspectives: that the training is always continued (after all we are provisional subjects), that the research is formative of the subject-researcher (research-training) and that the experience of / with otherness allows us to be questioned by the Other, to hear / ask questions that we could not imagine given our "evident" place of things that are "obvious". It was from and with these experiences of encountering with the Other that destabilizes us that I began to elaborate the idea of a [schooling] porous cartography, which allows infiltrations of both an Euclidean representation, as well as our sensitivities and expressivities on it.</p><p>Keywords: Research-training; Otherness; Cartographic language; Porous Cartographies</p> 2021-12-06T11:27:57+00:00 Copyright (c) 2021 Geographia Meridionalis https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Geographis/article/view/20795 A PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA / TEXTUAL GENDERS PRODUCTION IN TEACHING GEOGRAPHY AT BASIC EDUCATION – EARLY YEARS 2023-06-20T17:31:11+00:00 Christiane Fernandes da Costa chrisferpedagoga@gmail.com Bruno Falararo de Mello brunofmello@yahoo.com.br João Pedro Pezzato joao.pezzato@unesp.br <p>Este artigo discute potenciais contribuições sobre o estudo da cartografia no ensino de Geografia nos anos iniciais da escolarização formal. Busca-se, também, fomentar o debate a respeito da Geografia e sua articulação com o ensino da leitura e da escrita por meio da produção de gêneros textuais. Inicialmente, apresenta-se um levantamento dos eventos voltados à temática de cartografia para crianças e escolares, bem como a evolução do número de trabalhos apresentados. A seguir, discute-se a questão dos gêneros textuais e, especificamente, a questão do mapa enquanto gênero textual no contexto da cartografia escolar, abordando-se, a esse propósito, a sequência didática, entendida como um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito. Por fim, divulga-se o resultado de uma pesquisa qualitativa de caráter participante, realizada em 2018 com alunos de 8 a 9 anos de idade de duas salas de aula distintas, localizada no município de Rio Claro, estado de São Paulo, em que foram convidados a produzir as suas próprias representações espaciais em papel, que posteriormente se transformaram em um atlas. Concluiu-se que a produção dos mapas e do atlas trouxe novas possibilidades de representação e de leitura do espaço geográfico, integrando-se, no processo, o ensino da leitura e da escrita, e possibilitando a mobilização de habilidades primordiais à construção do pensamento geográfico, como a observação, a análise, a interpretação e a representação do espaço.</p><p>ABSTRACT</p><p>This article argues potencial contributions about cartography study in Geography teaching at formal schooling early years. It also seeks to foster the debate about Geography and its articulation with the reading and writing teaching through the textual genres production. Initially, events focused on cartography theme for children and students is presented, as well as number works presented evolution. Next, the textual genres are discussed and, specifically, the map as a textual genre in school cartography context, addressing, for this purpose, the didactic sequence, understood as a set school activities organized, at systematic way, around an oral or written textual genre. Finally, the qualitative participatory research result is disclosed, carried out in 2018 with 8 to 9-year-old students from two different classrooms, located at Rio Claro municipality, São Paulo state. The students was invited to produce their own spatial representations on paper, which later became an atlas. It was concluded that maps production and atlases brought new possibilities of representation and reading about the geographic space, integrating, in the process, reading and writing teaching, and enabling essential skills mobilization for geographic thinking construction, such as observation, analysis, interpretation and space representation.</p><p>Keywords: Textual genres; School cartography; Geography teaching; Initial years</p> 2021-12-06T11:27:58+00:00 Copyright (c) 2021 Geographia Meridionalis https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Geographis/article/view/20792 MAPEAMENTO DOS EQUIPAMENTOS URBANOS E COMUNITÁRIOS EM GUARAPUAVA-PR: ELEMENTOS PARA SUBSIDIAR O PROJETO NÓS PROPOMOS! / MAPPING OF THE URBAN AND COMMUNITY EQUIPMENTS IN GUARAPUAVA-PR: ELEMENTS TO SUBSIDIZE THE PROJECT NÓS PROPOMOS! 2023-06-20T17:31:11+00:00 José Rafael de Oliveira raf.jr.oliv@gmail.com Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes marquiana@unicentro.br <p>A maioria das cidades brasileiras cresceu de forma desordenada e sem planejamento urbano, criando espaços segregados e com baixa disponibilidade de infraestrutura, fato que interfere nas condições de vida dos cidadãos. Simultaneamente, cresceu a demanda pela criação de equipamentos urbanos e comunitários que propiciem o bem-estar social da população. Os jovens, particularmente, carecem dos espaços de lazer para educação, recreação, desporto, sociabilidade e saúde, a exemplo dos equipamentos de cultura, lazer e saúde. É nesse contexto, que se insere o presente artigo, cujo objetivo foi identificar os equipamentos urbanos e comunitários na cidade de Guarapuava-PR, com ênfase no bairro Industrial, onde situa-se o Colégio Estadual Dulce Maschio, no qual realizou-se a pesquisa com 25 jovens. A metodologia utilizada foi quanti-qualitativa, combinando mapeamento, questionário e roda de conversa. Os resultados indicaram que a cartografia é um meio importante para localização e identificação da distribuição e concentração dos equipamentos e que a cidade possui uma grande diversidade destes, porém, não estão distribuídos de forma equitativa. A concentração está em bairros centrais e pericentrais, os quais possuem melhor infraestrutura urbana. A dificuldade de acesso gera distorções, pela falta de disponibilidade e distância dos equipamentos. O bairro Industrial, onde encontra-se a escola, possui alguns equipamentos, porém, é populoso o que gera uma desproporção entre a demanda e a oferta dos mesmos. Os bairros vizinhos possuem mais equipamentos, mas só, recentemente, estão mais acessíveis.</p><p>ABSTRACT</p><p>Most of the Brazilian cities have grown up in a disorderly way and without urban planning, creating segregated places with low infrastructure availability, fact that interferes in the citizens’ life conditions. Simultaneously, the urban and community equipment demand has increased which provide the social well being of the population. The young people, specially, need the leisure spaces for education, recreation, sport, sociability and health, for example the culture, leisure and health equipments. It is in this context that the present paper is inserted, which aim was to identify the urban and community equipments in Guarapuava,PR-Brazil, giving emphasis in the Industrial neighborhood, where it is the Dulce Maschio State High School, in which the research was performed with 25 youngs. The methodology used was quantitative and qualitative, in it was combining: mapping, questionnaire and conversation circle. The results have pointed that the cartography is an important way to location and identification of the equipments distribution and concentration and that the city have a big variety of them, however, they are not distributed in a equitable way. The concentration is in the central and pericentral neighborhoods, which have better urban infrastructure. The difficulty of access creates distortions, because of the lack of availability and the distance of the equipments. The Industrial neighborhood, where the school is, have some equipments, however, it is crowded what generates a disproportion between the demand of the equipments and its offer. The nearest neighborhoods have more equipments, but, only recently, they are more accessible.</p><p>Keywords: City; Citizenship; Young people; Cartography; Mapping</p><p> </p> 2021-12-06T11:27:59+00:00 Copyright (c) 2021 Geographia Meridionalis https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Geographis/article/view/20802 CARTOGRAFIAS SOCIAIS EM DIFERENTES CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM / SOCIAL CARTOGRAPHIES IN DIFFERENT LEARNING CONTEXTS 2023-06-20T17:31:11+00:00 Gisele Girardi g.girardi@uol.com.br <p>Objetiva-se nesse artigo contribuir com a visibilidade sobre cartografias sociais e termos equivalentes, tais como mapeamentos participativos, cartografias radicais, dentre outros, apresentando alguns enfoques da cartografia crítica contemporânea no que se refere à apropriação social dos mapeamentos, para o embasamento de discussões no campo da cartografia escolar. O texto é constituído a partir de revisão de literatura e de levantamento, tratamento e análise de dados sobre as áreas do conhecimento que se dedicam à cartografia social a partir de dados da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). São abordados: o contexto de origem do termo cartografia social; fatores que, a partir dos anos 1990, modificaram as conjunturas social e acadêmica que têm pautado o fortalecimento de experiências de mapeamento por setores sociais, que sustentam as recentes proposições sobre “cartografias sociais radicais”; e algumas considerações acerca da relação da prática social de mapeamento com os contextos de aprendizagem, incluindo o escolar. Conclui-se que cartografias sociais radicais podem compor com contextos de aprendizagem variados, criando experiências muito produtivas e interessantes para se pensar a espacialidade contemporânea.</p><p>ABSTRACT</p><p>The aim of this paper is to contribute to the visibility about social cartographies and equivalent terms, such as participatory mapping, radical cartography, among others, presenting some approaches from contemporary critical cartography with regard to the social appropriation of mappings, to support discussions in the field of school cartography. The text is based in literature review and a survey, treatment and analysis of data on the areas of knowledge dedicated to social cartography with data from the Plataforma Lattes of the brasilian council for scientific and technological development (CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). The following are addressed: the context of origin of the term social cartography; factors that, since the 1990s, modified the social and academic conjunctures that have guided the strengthening of mapping experiences by social sectors, that supports the recent propositions about “radical social cartographies”; and some considerations about the relationship between social mapping practice and learning contexts, including school. It is concluded that radical social cartographies can compose with varied learning contexts, creating very productive and interesting experiences to think about contemporary spatiality.</p><p>Keywords: School Cartography; Mapping; Contemporary Critical Cartography</p> 2021-12-06T11:28:00+00:00 Copyright (c) 2021 Geographia Meridionalis https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Geographis/article/view/20796 A APRENDIZAGEM NA CARTOGRAFIA ESCOLAR: VIGOTSKI E PIAGET / LEARNING IN SCHOOL CARTOGRAPHY: VIGOTSKI AND PIAGET 2023-06-20T17:31:11+00:00 Paula Cristiane Strina Juliasz paulacsj@usp.br <p>A Cartografia Escolar no Brasil tem se constituído por meio da relação entre Cartografia, Educação e Geografia. As teorias da aprendizagem e os métodos de ensino, fatores relacionados às questões do currículo e da formação de professores, são frequentemente debatidos nesse campo. Buscando contribuir com esse debate, este artigo, por meio de um exercício metateórico, apresenta as contribuições das teorias de Piaget e Vigotski para a Cartografia Escolar. Tem-se como foco o desenvolvimento da Cartografia Escolar como campo de conhecimento em diálogo com a Geografia, bem como aos pressupostos que envolvem o ensino e o desenvolvimento das crianças.</p><p>ABSTRACT</p><p>School Cartography in Brazil has been constituted through the relationship between Cartography, Education and Geography. Theories of learning and teaching methods, elements related to curriculum issues and teacher training are often debated in this field and questions about the theory would be most appropriate. Therefore, this paper, through a metatheoretical exercise, aims to present the contributions of Piaget and Vigotski's theories to School Cartography. It focuses on the development of School Cartography as a field of knowledge in dialogue with Geography, as well as on the assumptions that involve the teaching and development of children.</p><p>Keywords: School Cartography; Metatheory; Historical-cultural; Genetic Psychology</p> 2021-12-06T11:28:01+00:00 Copyright (c) 2021 Geographia Meridionalis https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Geographis/article/view/20793 COMO DESENVOLVER O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: EXPERIÊNCIA CARTOGRÁFICA COM BOLA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS / HOW TO DEVELOP THE GEOGRAPHICAL REASONING: CARTOGRAPHIC EXPERIENCE WITH BALL IN ELEMENTARY SCHOOL 2023-06-20T17:31:11+00:00 Denise Mota Pereira da Silva mota.denise@uol.com.br <p>Este trabalho objetiva analisar uma atividade cartográfica desenvolvida com turmas de estudantes de 7º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em Brasília-DF. Realizada em grupo, a atividade constitui-se em transformar uma bola de plástico em um globo terrestre em duas etapas: primeiro, os estudantes deveriam traçar o sistema de coordenadas geográficas, que serviriam de referência para a segunda etapa, qual seja, o desenho dos continentes. A professora regente da turma, autora da pesquisa, produziu os dados ao longo de quatro semanas, totalizando 12 aulas. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: orientações aos alunos, a cada aula, antes de começarem a atividade prática; anotações dos diálogos dos estudantes no diário da pesquisadora; registro, por meio de fotografias, das etapas executadas. Utilizou-se dos princípios da pesquisa qualitativa para a produção e análise dos dados. Se, por um lado, os resultados permitiram identificar dificuldades dos estudantes ao enunciarem fragilidades quanto à alfabetização cartográfica, por outro, evidenciaram a importância do letramento cartográfico ao produzir interesse e motivação durante as atividades, especialmente porque a dinâmica das aulas se deu a partir da interação, diálogo e pesquisa. Foi possível constatar diferentes níveis de raciocínios geográficos para cumprir as demandas de cada fase da atividade.</p><p>ABSTRACT</p><p>This work aims to analyze a cartographic activity developed with students of the 7th grade of an elementary public school located in Brasília-DF. The activity required that each group of students transformed a plastic ball into a terrestrial globe in two stages: firstly, the students should draw in the ball the geographic coordinate system, which would serve as a reference for the second stage, namely, the drawing of the continents. The leading teacher of the class, author of this research, produced the data over four weeks, in 12 classes. The methodological procedures used were guidance to the students, at each class, before the beginning of the practical activity; notes of students' dialogues in the researcher's diary; recording, through photographs, of the steps performed. The principles of qualitative research were used for the production and analysis of data. If, on the one hand, the results made it possible to identify students' difficulties in enunciating weaknesses regarding cartographic literacy, on the other hand, they showed the importance of cartographic literacy in producing interest and motivation during activities, especially because the dynamics of the classes were based in interaction, dialogue and research. It was possible to verify different levels of geographical reasoning to fulfill the demands of each phase of the activity.</p><p>Keywords: Cartographic Literacy; Didactic Strategies; Terrestrial Globe; Dialogism</p> 2021-12-06T11:28:02+00:00 Copyright (c) 2021 Geographia Meridionalis https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Geographis/article/view/20803 LÍVIA DE OLIVEIRA, UM CLÁSSICO / LÍVIA DE OLIVEIRA, A CLASSIC 2023-06-20T17:31:11+00:00 Bruno Nunes Batista brunonunes.86@hotmail.com César Augusto Ferrari Martinez cesarfmartinez@yahoo.com.br Gabriela Dambrós gabbydambros@hotmail.com Ligia Cardoso Carlos li.gi.c@hotmail.com Liz Cristiane Dias lizcdias@gmail.com Rosangela Lurdes Spironello spironello@gmail.com <p>Em celebração às seis décadas dedicadas à Geografia por Lívia de Oliveira (1927-2020), este artigo defende a tese de que, sob os termos de Italo Calvino, a docente emérita da UNESP de Rio Claro deve ser considerada como um clássico do pensamento geográfico brasileiro. Pela atualidade da sua pesquisa de doutoramento, o ineditismo da tese de Livre-Docência e, não menos importante, pelas inestimáveis contribuições ao desenvolvimento da Geografia Humanística Cultural, Lívia permanece como leitura obrigatória no ensino e na epistemologia da Geografia.</p><p>ABSTRACT</p><p>In celebration of the six decades dedicated to Geography by Lívia de Oliveira (1927-2020), this article defends the thesis that, under the terms of Italo Calvino, the Emeritus Professor of UNESP at Rio Claro should be considered a classic of Brazilian geographic thought. Due to the timeliness of her doctoral research, the originality of her Livre-Docência thesis and, not least, due to the invaluable contributions to the development of Cultural Humanistic Geography, Lívia remains a must-read in Geography Teaching and Epistemology of Geography fields.</p><p>Keywords: Lívia de Oliveira; Classic; Geography teaching; Geographic perception; Humanist Geography in Brazil.</p> 2021-12-06T11:28:03+00:00 Copyright (c) 2021 Geographia Meridionalis https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Geographis/article/view/20804 PENSAMENTO ESPACIAL E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA / DEVELOPMENT OF SPATIAL THINKING FROM LEARNING STRATEGIES 2023-06-20T17:31:10+00:00 Carolina Borba dos Santos borbascarolina@gmail.com Pedro Castilhos da Rosa pedrocastilhosgeo@gmail.com Liz Cristiane Dias lizcdias@gmail.com <p>O recorte de pesquisa apresentado insere-se em um projeto mais amplo que visa contribuir para o uso de estratégias de aprendizagem autorreguladas por parte de estudantes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. O recorte, diz respeito a discussão dos resultados de uma sondagem realizada com alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID do curso de Geografia, que teve por objetivo avaliar o pensamento espacial dos pibidianos e demonstrar a necessidade de investimento em estratégias de aprendizagem, promovidas a partir de intervenções que potencializem a aquisição desse tipo de pensamento, assim como o raciocínio geográfico. Trata-se de um estudo quantiqualitativo em fase de realização, como instrumento de coleta de dados para esse recorte, utilizou-se o STAT (Spatial Thinking Ability Test) que foi aplicado no segundo semestre de 2019. Com base nos resultados, percebeu-se que os alunos possuem dificuldades na elaboração do pensamento espacial, situação que por vezes pode dificultar a interpretação geográfica. Para promover a aquisição do pensamento espacial, propõem-se o desenvolvimento de oficinas de intervenção com o intuito de contribuir para a formação docente.</p><p>ABSTRACT</p><p>The presented research cutout inserts in a broader project wich aims to contribute for the use of self-regulated learning startegies by students from the Degree in Geography at the Federal University of Pelotas – UFPel. The cutout, it concerns the discussion of the results of a survey made with students from the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching/PIBID of the Geography course, that aimed to evaluate the spatial thinking of the pibidians and prove the investment necessity on learning strategies, promoted by interventions that potentiate the acquisition of this kind of thinking, as the geography reasoning. Its about a quantitative study on realization phase, as a data gathering instrument for this cutout, STAT (Spatial Thinking Ability Test) was used wich was applied in the second semester of 2019. Based on results, it was noticed that students have difficulties in the elaboration of spatial thinking, a situation that can sometimes make geographical interpretation difficult. To promote the acquisition of spatial thinking, it is proposed the development of intervation workshops in order to contribute for the teacher training.</p><p>Key words: Spatial Thinking; School Cartography; Teaching and Learning Strategies; Self-regulation</p> 2021-12-06T11:28:04+00:00 Copyright (c) 2021 Geographia Meridionalis